Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Produtores de Pera Rocha querem exportar este ano 100 milhões de euros

Por a 16 de Janeiro de 2019 as 11:43

pera rochaAs exportações de Pera Rocha ultrapassaram os 70 milhões de euros entre janeiro e novembro de 2018, o que representou uma quebra de 15% face ao período homólogo. A redução das exportações está relacionada com o mau ano agrícola deste fruto que sofreu uma quebra de 20% na produção. Ainda assim, os produtores esperavam uma diminuição das exportações mais acentuada.

“Mesmo com os efeitos das alterações climáticas e a instabilidade económica e política no Brasil, as exportações não caíram tanto como a produção. Receávamos que a quebra fosse maior, mas conseguimos garantir o escoamento para os mercados externos”, afirma Domingos dos Santos, presidente da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP).

De acordo com os mais recentes dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha e Espanha são, por esta ordem, os principais mercados da Pera Rocha e absorveram 89% do valor das exportações entre janeiro e novembro de 2018. O mercado alemão representou, neste período, 7,4 milhões de euros.

Para dinamizar as exportações, a associação vai estar presente na Semana Verde de Berlim, que decorre entre 18 e 27 de janeiro, no centro de conferências Messe Berlin. É uma das mais importantes feiras europeias dedicadas à agroindústria, onde, além da participação de 1600 empresas e organizações de todo o mundo, são esperados mais de 400 mil visitantes.

A fileira vai apostar forte este ano em cinco destinos estratégicos: Alemanha, Brasil, Espanha, França e Reino Unido.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *