Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Ponto de Venda

Fundadores do Agile Promoter estiveram em Portugal para promover a solução brasileira de gestão de categorias

Por a 3 de Janeiro de 2019 as 10:05
Os seis sócios-fundadores da plataforma Agile Promoter

Os seis sócios-fundadores da plataforma Agile Promoter

André Krummenauer (CEO) e Leonardo Coelho (CTO), co-fundadores da Involves, estiveram no ano passado em Portugal para promover a sua plataforma de gestão de trade marketing e monitorização de equipas de campo no ponto de venda. Chama-se Agile Promoter e é utilizada por marcas como Danone, Nestlé, Colgate, L’Oréal, PlayStation, Motorola, Samsung, Bosch, Bic e Faber-Castell, entre outras. O pretexto para uma conversa com dois dos fundadores da plataforma que fatura cinco milhões de dólares.

A Involves lançou em 2008 o Agile Promoter que, entretanto, evoluiu para uma solução mais completa. O que é o Agile Promoter hoje?
O Agile Promoter é uma plataforma completa de gestão da execução no ponto de venda. As marcas possuem equipas no terreno incumbidas de executar a estratégia de exposição dos produtos. Essas equipas podem ser muito grandes e somente com tecnologia é possível realizar uma boa gestão. Com a nossa aplicação no terreno, as equipas recebem as suas atividades, comprovam o trabalho realizado e, sobretudo, enviam dados do ponto de venda de uma forma estruturada. As marcas conseguem tomar decisões muito mais ágeis no ponto de venda.

O que permite fazer e gerir nos espaços de retalho?
Força de vendas, promotores, repositores, merchandisers e gestores de ponto de venda possuem papéis bem definidos quando visitam os espaços de retalho. As marcas que contratam estes profissionais possuem autonomia dentro do Agile Promoter para configurar o processo a ser executado em cada ponto de venda. Shopping ou pesquisa de preços, fotos da execução, ações da concorrência, share of shelf, conquista de espaços extra, vendas e montagem de materiais são algumas das centenas de atividades normalmente executadas por estes profissionais e orientadas com a ajuda da nossa tecnologia.

Que vantagens e benefícios oferece a solução aos diferentes utilizadores?
O nosso cliente em geral é a indústria, que vende os seus produtos no retalho, a agência, que terceiriza mão-de-obra para a indústria, o distribuidor, que muitas vezes também possui equipas de terreno nos pontos de venda, e os retalhistas que possuem equipas próprias de execução. O primeiro benefício que a nossa solução entrega é o aumento da produtividade, pois tarefas antes feitas manualmente agora estão na aplicação. Outro benefício é de compliance: a garantia de que a execução ocorreu da forma como foi concebida na estratégia. Também geramos um impacto direto em vendas com a melhor qualidade da exposição dos produtos, pois é no ponto de venda onde ocorre de facto a decisão de compra. A comunicação com a equipa no terreno, a criação de rotas inteligentes e a melhor gestão são também benefícios muito importantes.

Qual o modelo de negócio da Involves?
Somos uma empresa de tecnologia e atuamos com o modelo SaaS (Software as a Service). O nosso cliente contrata e altera as licenças a qualquer momento, de acordo com a sua demanda. A mensalidade é proporcional ao tamanho da equipa de campo. Temos clientes que vão desde dez até mais de 2.500 pessoas no terreno, uma vez que a nossa tecnologia é escalável.

O que aprenderam ao longo destes dez anos de percurso da empresa?

Aprendemos que o principal diferencial de uma empresa está na sua cultura. Acreditamos que uma equipa empoderada, com autonomia para tomar decisões, e um ambiente de trabalho leve, que estimule a criatividade, são fatores-chave que resultam em um atendimento impecável ao cliente. Temos um forte propósito de levar a nossa tecnologia aos pontos de venda de todos os cantos do planeta e só conseguiremos alcançar essa visão preservando a essência que nos fez empreender há dez anos.

A Involves continua a trabalhar com mentalidade de startup?

Sem dúvida. É a nossa essência. A nossa cultura é fundamentada em elementos de uma startup. A música, um dos nossos valores, representa a colaboração. O respeito à diversidade, o dinamismo, a crença no negócio, a gestão orientada a dados e que coloca as pessoas em primeiro lugar, além do ambiente de criatividade, são elementos que se percebem facilmente em uma primeira visita à Involves.

A viagem a Portugal significa que vão lançar a solução no país?
A internacionalização é o mais forte elemento da nossa estratégia de crescimento e propulsiona o nosso propósito ousado de levar a nossa tecnologia a todo o planeta. Começámos pela América Latina e faz muito sentido atuar no mercado luso no curto prazo pelas similaridades culturais. Viemos a Portugal para um roadshow em empresas com o simples objetivo de aprender. Fomos muito bem recebidos e aprendemos muito sobre o mercado local. Ficámos felizes em concluir que a nossa solução tem muita sinergia com Portugal, pois a dinâmica do mercado é semelhante ao Brasil e América Latina.

A solução está disponível atualmente em 18 países. Em quais têm presença direta?
A nossa tecnologia está em praticamente todos os países da América Latina e temos alguns, poucos, projetos na Europa e África. Estamos sediados no Brasil e em cada país avaliamos a possibilidade da presença direta. Temos um programa de parceiros que nos trouxe importantes alianças e presença local fora do Brasil. Acreditamos que a presença direta é importante, mas para isso precisaremos de um parceiro que conheça bem o mercado, que tenha uma rede de relacionamento bem disseminada na região e, sobretudo, que compartilhe dos nossos valores.

Quais os países para onde gostavam de expandir a solução?
Temos muito trabalho pela frente. Não há fronteiras nos nossos sonhos.

Que desafios enfrenta a Involves?
O crescimento acelerado traz muitos desafios, que chamamos de dores do crescimento. Em uma startup o ambiente é muitas vezes caótico e alterna com gestão entre ordem e caos. Andy Groove, um dos CEO mais respeitados do Vale do Silício, disse que em uma startup o líder deixa o caos reinar e depois reina sobre o caos. A nossa equipa cresceu na proporção de 50% ao ano nos últimos anos. Manter o foco, preservando a cultura do cliente no centro e fazendo prevalecer a essência de quando começámos, são desafios internos quando contratamos muitas pessoas. Esses desafios internos são fundamentais para o crescimento sustentado da empresa.

Como se diferencia a vossa solução das concorrentes, como a Nielsen?
A Nielsen não é uma concorrente, mas sim um potencial parceiro e até cliente. Nós atuamos diretamente no processo interno de execução no ponto de venda. Temos concorrentes importantes e nos diferenciamos pela autonomia que a nossa solução concede ao  cliente. Não queremos que o cliente seja dependente da Involves para operar o Agile Promoter. Para isso, o nosso produto é altamente versátil, adequando-se às diversas realidades sem necessidade de customização do código.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *