FMCG Homepage Newsletter

Palhinhas e talheres de plástico vão ser banidos pela UE

Por a 19 de Dezembro de 2018 as 15:15

plasticoA União Europeia chegou esta terça-feira a acordo para banir o uso de plásticos de utilização única como talheres de plástico, palhinhas, cotonetes, numa medida que deverá entrar em vigor em 2021 e tem como objetivo reduzir a poluição marítima produzida pelo plástico.

“O lixo marinho é um problema global crescente”, refere em comunicado Elisabeth Köstinger, ministra austríaca de sustentabilidade e turismo, acrescentando que “haverá mais plástico do que peixes nos oceanos do mundo até 2050 se continuarmos a deitar plástico no mar ao ritmo atual”.

O acordo, que necessita da ratificação do Parlamento Europeu e dos Estados-membros, faz parte da estratégia de redução de plástico na UE. A Comissão Europeia apresentou no final de maio o esboço desta diretiva. Os ministros do ambiente discutiram a proposta em junho e outubro deste ano, tendo iniciado em 6 de novembro as negociações com o Parlamento Europeu, cujo acordo foi hoje alcançado.

Os recipientes feitos de poliestireno para bebidas e para alimentos  também serão banidos. Os membros da UE deverão também tomar medidas para reduzir os recipientes para alimentos feitos de plástico, como caixas para fast food e copos de plástico para bebidas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *