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eNeNe: A embaixada do savoir faire português

Por a 31 de Julho de 2018 as 12:54

eNeNeA primeira insígnia internacional portuguesa de moda e luxo abriu uma concept store em Paris. Em 2021 pretende replicar o conceito na China

Mais de 32 milhões de pessoas circulam anualmente no histórico bairro do Marais, em Paris, onde a eNeNe – Novos Navegadores abriu em fevereiro uma loja de produtos e design de luxo made in Portugal. Foram dois lusodescendentes, Carlos Sereno e Luis Felipe Neto, residentes em Paris, que desembolsaram 1,8 milhões de euros para erguer um showroom de marcas de luxo 100% nacionais, instalado numa das mais concorridas artérias comerciais da capital francesa. Filhos de portugueses, os empreendedores não querem ficar por aqui e têm, aliás, um ambicioso plano de expansão. A longo prazo a meta é “representar Portugal” nos cinco continentes. O showroom pretende ser o pontapé de saída da internacionalização da marca eNeNe.

“Queremos promover em Paris, e no mundo, as marcas portuguesas a um público que nunca ouviu falar do que é produzido em Portugal”, revela em entrevista ao Hipersuper o CEO da eNeNe, Carlos Sereno. Na verdade, até os fundadores da Novos Navegadores se surpreenderam com o savoir faire luso em produtos de moda, design e luxo. “Fizemos uma pesquisa e fomos surpreendidos. Descobrimos que há uma larga produção de marcas premium com muita qualidade que não são conhecidas fora do mercado português”, revela Carlos Sereno, acrescentando que a produção de luxo em Portugal encontra-se em “toda a parte” embora “geograficamente o norte do país se destaque” em concentração de talento.

A loja com 120 metros quadrados comercializa cerca de 180 marcas de tecnologia, música, joalharia, alimentação gourmet e moda de criadores com provas dadas nos palcos internacionais, como Luis Buchinho, Anabela Baldaque, Story Tailores e Luis Carvalho. “Cada marca foi escolhida pelos materiais que utiliza e pela sua qualidade, mas sobretudo pela sua originalidade. Depois, existem marcas de presença obrigatória, como a Bordalo Pinheiro e a Vista Alegre”, exemplifica o CEO da Novos Navegadores. “Ainda nos vamos surpreender muito com as marcas portuguesas que ainda não se manifestaram”, adivinha.

eNeNe1Parisienses rendem-se à arte portuguesa

E os estrangeiros reconhecem e valorizam o talento português? “Temos tido um feedback muito positivo da parte dos parisienses, assim como de turistas estrangeiros que visitam a nossa loja. Os clientes provenientes da China, do Médio Oriente e do continente americano estão encantados com as marcas que representamos”, refere Carlos Sereno.

Confiantes no futuro, os fundadores da eNeNe estimam alcançar o retorno do investimento em um ou dois anos. Em 2021, a empresa pretende replicar este conceito na China. Para começar em Shangai e depois em Macau. O país asiático “é a referência a nível económico para os vários setores que representamos”. No ano seguinte querem desembarcar na América Latina e, em 2023, chegar a África e à América do Norte. “Os países serão escolhidos de acordo com o seu crescimento económico”, sublinha.

A Physical Concept, nome pela qual os fundadores designam a loja, integra diversos elementos tecnológicos. “Para nós é importante associar à marca uma imagem digital e tecnologia inovadora associada a Portugal”.

A empresa desenvolveu uma aplicação mobile – a enene customer basket – que dá acesso aos códigos QR associados a cada produto. “Esta aplicação disponibiliza o descritivo e todas as particularidades das marcas, assim como reúne todos os serviços que oferecemos, como o sistema de fidelização e de entregas”, exemplifica o CEO da eNeNe. Através do QR Code, o cliente pode fazer uma encomenda, e escolher a forma como a quer receber, levar diretamente da loja ou a entrega em casa, finalizando de forma automática a sua compra.

Além disso, a loja dispõe de projetores onde exibe imagens em 3D. “À noite a loja muda de aspeto. Utilizamos hologramas de tamanho real onde divulgamos os produtos e as marcas que representamos. Paralelamente, aproveitamos também para promover a modelo Isilda Moreiro que veste roupa da Storytailors e faz um desfile na montra. A nossa montra é a única no Marais que à noite tem hologramas de alta qualidade”, garante.

O ponto de venda é servido por uma plataforma digital dirigida aos quatro cantos do mundo. “O website vai englobar as extensões físicas das concept stores que queremos espalhar pelas capitais do mundo”. Por isso, a comunicação digital é uma prioridade. “O nosso intuito é continuar a investir constantemente em comunicação digital. Só assim será possível desenvolver a nossa plataforma, conseguir obter mais visibilidade para os fornecedores portugueses, bem como manter a qualidade de serviço que oferecemos aos clientes”, remata Carlos Sereno.

Texto originalmente publicado na edição impressa de julho do jornal Hipersuper

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