Mercado mundial de luxo vale um bilião de dólares
As 100 maiores empresas de bens de luxo do mundo geraram 217 mil milhões de dólares em vendas, no ano fiscal de 2016, segundo a 5ª edição do Global Powers of Luxury Goods da Deloitte.
“O mercado de luxo recuperou da incerteza económica e da crise geopolítica de 2016, aproximando-se de um bilião de dólares em vendas anuais no final de 2017”, refere Patrizia Arienti, EMEA Region Fashion & Luxury Leader da Deloitte. “O mercado de bens de luxo vai continuar a crescer”, prevê.
O Top 5 mundial continua a ser liderado pelas marcas LVMH, Estée Lauder, Richemont, Luxottica e Kering.
“No período analisado, o volume de negócios das 100 maiores empresas do mercado de bens de luxo cresceu 1%, valor que é significativamente inferior aos 6,8% alcançados no ano anterior”, afirma, por sua vez, Pedro Miguel Silva, associate partner de retail & consumer products da Deloitte Portugal.
China, França, Alemanha, Itália, Espanha, Suíça, Reino Unido e EUA representam, em conjunto, 83 das 100 maiores empresas de bens de luxo a nível mundial e 90% das vendas. Espanha e França têm a maior taxa de crescimento, conclui o estudo.