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Retail Summit: Combate ao pagamento em dinheiro continua a ser prioridade

Por a 9 de Maio de 2018 as 20:20
Fonte: Nielsen

Fonte: Nielsen

O combate ao pagamento em dinheiro, a consolidação do comércio eletrónico e a segurança nas formas de pagamento são os principais desafios enfrentados neste momento pelas empresas de sistemas de pagamento, adiantaram responsáveis de empresas do setor no Retail Summit, que se realizou hoje em Lisboa.

“O principal desafio é o combate ao dinheiro. 70% dos pagamentos em Portugal são feitos em dinheiro. Um grande desafio que temos também é o ecommerce em Portugal. Temos muito que fazer ainda em termos de ecommerce”, referiu Paula Antunes da Costa, diretora-geral da Visa, no painel intitulado “Pagamentos – Uma nova Era?”, realizado no congresso da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

No debate que ocorreu no último dia do congresso anual da APED, Ricardo Chaves, diretor comercial da SIBS, apontou também “o combate ao cash” como o principal desafio da empresa, acrescentando que a desmaterialização dos pagamentos é uma das prioridades para melhorar a experiência do consumidor. “A desmaterialização do pagamento no sentido de que o pagamento está a migrar para plataformas móveis”, referiu.

Ricardo Chaves acredita que o desafio da desmaterialização do pagamento no retalho é ainda maior. “Trata-se da integração de uma forma de pagamento seamless numa jornada de compra. A nossa aposta tem sido o MBWay, que está a atingir os 700 mil utilizadores ativos em Portugal. Permite servir o consumidor no comércio de uma forma diferente”, adiantou.

Já Sebastião de Lancastre, presidente da Easypay, considera que a inovação passa por uma autêntica revolução no sistema de pagamentos. “Temos de começar de uma folha em branco. E redesenhar tudo, os processos todos. É possível fazer um sistema em que tudo seja em tempo real. Não consigo entender como na segunda década do século XXI ainda não é possível fazer transferências instantâneas”, afirmou.

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