Homepage Newsletter Ponto de Venda

Startup lusa Sensei capta financiamento de €500 mil. Sonae, Metro e Techstars entre os investidores

Por a 26 de Fevereiro de 2018 as 13:20
Joana Rafael, Vasco Portugal e Paulo Carreira, fundadores da Sensei

A startup portuguesa Sensei conseguiu um financiamento de meio milhão de euros para iniciar a fase de expansão. Entre os investidores estão a Sonae e o grupo Metro que, no último ano, levou a Sensei a Berlim para participar no programa de incubação de novas ideias para o retalho “Metro Accelerator for Retail”.

A norte-americana Techstars, empresa com a qual o grupo Metro desenvolveu o seu programa de incubação, está também entre os investidores a apostar na Sensei, assim como “um conjunto de business angels”.

Fundada há cerca de um ano por Vasco Portugal, Joana Rafael e Paulo Carreira, a startup desenvolveu um algoritmo que transforma uma câmara em sensores com capacidade de digitalizar todo o espaço, produtos e interações com os visitantes, de forma a produzir informação que permite compreender a experiência do cliente. O software monitoriza as interações no espaço de loja e como essa movimentação se traduz em vendas.

O software permite obter a “visão da loja, deteta prateleiras vazias e o espaço que os clientes percorrem, determina se os produtos expostos captam a atenção e contabiliza o fluxo de entrada e saída”, exemplifica em comunicado a startup.

“Para nós é importante apoiar startups como o Sensei que estão a trabalhar em tecnologias emergentes e propostas de valor disruptivas no mercado global. O que mais nos atraiu foi a sua capacidade de inovar e o talento da equipa que suporta o seu desenvolvimento. Esta sinergia para nós é fundamental na hora de investir, porque só desta forma temos a certeza de que entregamos uma solução capaz de ter um impacto positivo nas empresas”, salienta Alexandre Teixeira dos Santos, Sonae IM Head of Portfolio Development.

“Num mundo digital, os players do ecommerce têm acesso detalhado aos desejos e comportamentos dos seus clientes muito antes do tempo e as lojas físicas não tinham, até agora, essa informação disponível. O Sensei disponibiliza informação que ajuda as lojas físicas a compreender melhor os seus clientes e a implementar ferramentas que ajudam no crescimento das vendas. Acreditamos que o Sensei está realmente a criar valor para os seus clientes e que a sua história vai continuar”, diz Olaf Koch, CEO do Metro AG.

O programa da retalhista alemã e da Techstar “garantiu a atenção destes importantes investidores para esta que é a primeira fase de expansão”, explica a startup lusa.

A tecnologia da Sensei deteta o movimento humano em loja e os resultados são apresentados em tempo real em um “dashboard”. A informação recolhida é “anónima e a privacidade totalmente respeitada”.

A recolha de dados revela os padrões da interação dentro da loja e reúne essa informação num SaaS (Software as a Service) presente na cloud. “Ao otimizar a operação, consegue identificar tendências, fazer correlações de dados e aumentar a disponibilidade de produtos em prateleira, que se traduz em maior número de vendas”, salienta a startup.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *