A aliança entre a Walmart e a Rakuten para combater a Amazon
A gigante norte-americana do retalho Walmart e a multinacional japonesa Rakuten anunciaram uma aliança estratégica para fazer frente à expansão da Amazon. O acordo estabelece a criação de uma plataforma de venda de alimentos com entrega ao domicílio no Japão, além de um serviço para o comércio de livros e áudio livros nos EUA.
A parceria tem duas frentes. No Japão, a Rakuten e a Seiyu GK, a filial japonesa da Walmart, vão reunir, numa empresa a ser criada, o expertise em comércio eletrónico e na distribuição de alimentos para desenvolver no país asiático uma plataforma de venda e entrega de produtos alimentares. A operação deverá arrancar no terceiro trimestre de 2018.
Nos EUA, a Walmart quer fortalecer a sua posição num dos negócios mais fortes da Amazon, a venda de livros. Para isso, vai adquirir uma posição minoritária na Rakuten Kobo, a filial norte-americana de livros eletrónicos da japonesa, que conta com um catálogo próximo dos seis milhões de títulos.