Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Espanha quer conquistar o mundo através da barriga

Por a 15 de Janeiro de 2018 as 12:07

jornalistaAlimentariaA apresentação da edição de 2018 da Alimentaria Barcelona reuniu na capital da Catalunha dezenas de jornalistas de todo o mundo. A cobertura internacional do certame, considerado o melhor escaparate da indústria alimentar do país vizinho, é explicada pela ambição do país e das suas empresas em conquistar o mundo através da barriga

A população mundial deverá crescer a partir dos atuais 7,6 mil milhões para os 9,8 mil milhões em 2050. A recente estimativa da ONU (Organização das Nações Unidas) levou Florence Ranson, diretora de Comunicação da FoodDrinkEurope, a estimar um aumento de 60% na procura de alimentos no mundo nos próximos três anos, por ocasião da apresentação internacional da edição de 2018 da Alimentaria Barcelona, que vai ter lugar entre 16 e 19 de abril na capital da Catalunha. Espanha está a posicionar-se para fazer crescer as vendas de alimentos e bebidas no exterior à boleia desta dinâmica comercial esperada e já delineou a estratégia para conquistar o mundo.

Com o consumo dos lares espanhóis estagnado, “dificilmente, podemos comer mais do que comemos”, como diz Fernando Moreno, diretor do Departamento para a Indústria Alimentar, do Ministério da Agricultura espanhol, as empresas viraram os holofotes para os mercados internacionais. As exportações da indústria alimentar espanhola aceleraram 50% desde 2012 e registaram, no ano passado, 50 mil milhões de euros.

“Não só crescem as exportações como diminuem as importações. A balança comercial está muito equilibrada. A indústria alimentar é o pilar do crescimento da economia do país”, sublinha Fernando Moreno. Bate recordes de exportação desde há 20 anos e regista um superavit de 10 mil milhões de euros.

É por tudo isto que organização da Alimentaria, a maior feira de alimentação e bebidas na Península Ibérica, reuniu jornalistas de todo o mundo em Barcelona, além de entidades públicas e privadas ligadas ao comércio internacional, no final do ano passado, para a apresentar a edição de 2018 da feira que representa o “melhor escaparate da indústria alimentar espanhola”, considera, por sua vez, María Naranjo Crespo, diretora da divisão de Alimentação e Gastronomia do Instituto Espanhol para o Comércio Internacional. A cobertura mediática explica a ambição espanhola em conquistar o mundo através da barriga.

Comitiva de oradores que participaram na conferência de apresentação da Alimentaria Barcelona

Comitiva de oradores que participou na conferência de apresentação da Alimentaria Barcelona

“Maior edição de sempre”

É neste contexto que a Alimentaria Barcelona prepara a “maior edição de sempre”. O certame vai ocupar quase todo o recinto da “Gran Vía de Fira de Barcelona”, uma área de exposição líquida de 100 mil metros quadrados (m2). A feira vai ter lugar este ano em conjunto com o Hostelco, o salão Internacional de equipamento para a restauração e hotelaria. “Estamos a criar a maior uma das maiores plataformas para a indústria de alimentação, gastronomia e equipamento para a Distribuição e o canal Horeca”, anuncia António Valls. O diretor-geral da Alimentaria Exhibitions estima que a feira gere um impacto económico na ordem dos 200 milhões de euros. “A celebração conjunta dos dois salões contribuirá para criar valor na gastronomia e nas indústrias alimentar e turística, evidenciado a importância destes setores para a economia espanhola, que, em conjunto, representam mais de 25% do Produto Interno Bruto”.

Os organizadores da feira esperam reunir na capital da Catalunha mais de 4500 empresas, quase 30% estrangeiras. E vão investir cerca de dois milhões e meio de euros para receber em Espanha cerca de 45 mil visitantes internacionais e 800 “hosted buyers”, profissionais de cadeias de distribuição, importadores e fornecedores, entre outros, que vêm à procura de novos produtos e com os quais os expositores têm reuniões de negócio. De Portugal são esperadas cerca de meia centena de empresas.

*A jornalista viajou a convite da organização da Alimentaria Barcelona

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *