Data Center Homepage Newsletter

Vendas a retalho em Portugal crescem 4,8% em novembro

Por a 29 de Dezembro de 2017 as 14:00

As vendas do retalho em Portugal registaram uma variação homóloga de 4,8% em novembro, o que traduz uma aceleração de 3,1 pontos percentuais face ao mês de outubro (quando a variação foi de 1,7% em termos homólogos), revelam os dados publicados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Excluindo as vendas de combustível, o volume de negócio do retalho nacional cresceu 5,1% em novembro, face ao mesmo mês do ano transato. Enquanto os produtos alimentares, bebidas e tabaco registam um crescimento homólogo de 4,8% em vendas, o volume de negócios dos produtos não alimentares aumenta 4,7% em novembro (5,4% excluindo o combustível).

Comparando com o mês anterior, a faturação do comércio a retalho aumentou 3,9%, após uma quebra mensal de 2,5% registada em outubro. A evolução de novembro é a mais elevada variação mensal registada no índice de vendas a retalho ao longo deste ano, com outubro a ostentar, por sua vez, a maior queda mensal.

Já o emprego no comércio a retalho apresentou em novembro uma variação homóloga de 3,5% (3,6% no mês anterior), as remunerações subiram 4,7% face ao mesmo mês de 2016 (após uma subida homóloga de 5% em outubro) e o índice de horas trabalhadas subiu 0,1% em termos homólogos (1,3% no mês anterior).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *