Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

O que pode ler na edição impressa de dezembro

Por a 5 de Dezembro de 2017 as 14:56

Este mês o HIPERSUPER celebra o 28º aniversário. São quase três décadas a acompanhar de perto a evolução do comércio – e de todos os setores económicos nele entrelaçados – que celebramos com um grande OBRIGADO aos leitores que permitiram ao jornal alcançar esta longevidade. Os rostos que vê na capa representam uma amostra da nossa audiência, profissionais da indústria de grande consumo, retalho e logística, e estão associados às declarações que vai encontrar espalhadas pelas páginas desta edição de dezembro. As palavras reafirmam a missão da imprensa especializada e alimentam a responsabilidade deste jornal de fornecer informação com valor aos negócios em Portugal.  Agradecemos o voto de confiança por estes 28 anos.

Quanto aos temas, nesta edição damos a conhecer o formato de restauração para “meatlovers” Red, assim como as novidades do Sabor do Ano 2018 e os “insights” captados na Web Summit. Apresentamos o centro de distribuição da operadora logística UPS para a Europa, que fomos conhecer à Alemanha, assim como a estratégia que está por detrás do novo nome da Unicer (Super Bock Group). Os mercados de bacalhau, azeite e vinagre estão também em análise neste mês de Natal. Mas há muito mais para ler…

DESTAQUE

O retalho pela lente dos mais jovens

Cinco jovens estudantes, de áreas ligadas ao retalho, alguns dos quais já a trabalhar no setor, contam como vivem o presente e o que esperam do futuro da distribuição. Como são as relações entre as gerações mais jovens e as mais antigas? Qual o papel da loja física na era do digital? As respostas dão-nos pistas sobre a visão dos próximos líderes do comércio.

OPINIÃO

Vamos começar pelo início: o que são os chatbots?”, pergunta e explica o próprio António Nunes, Solution Adviser da SAP Portugal;

Já Robertus Lombert, da partner da IPLC (International Private Label Consult), grupo especialista em marcas próprias que acaba de se instalar em Portugal, escreve-nos sobre as “Oportunidades de crescimento e diferenciação da Premium Private Label”;

O potencial das novas tecnologias para a transformação retalho é o tema que nos traz o docente do Programa de Gestão de Retalho e Consumer Analytics, da Nova Information Mangement School, Miguel Neto, no artigo “O meu robô foi às compras”;

Presença habitual, o consultor especialista em retalho Miguel Murta Cardoso questiona a real inovação que as insígnias trazem ao mercado de cada vez que anunciam um “Novo conceito focado nos frescos”. E dá pistas de como os retalhistas podem construir “verdadeiros novos conceitos”;

Por fim, José Figueiredo, diretor-geral o ComparaJá.pt, escreve este mês sobre a Black Friday: “O dia em que os saldos chegaram à banca e aos seguros”.

DISTRIBUIÇÃO

Red vai abrir nove espaços até 2018

Os restaurantes “Red – We like it raw” servem carne crua. Falamos com um dos responsáveis da expansão da marca em Portugal, para descobrir a diferenciação deste conceito e os planos para o mercado nacional, onde já detém três espaços e esperam acabar 2018 com 12 unidades.

Sonae Retalho acelera 6,6% até setembro

Os resultados, por insígnia de retalho, da Sonae nos primeiros nove meses do ano.

FMCG

Coca-Cola quer crescer em versões sem açúcar

A Coca-Cola Portugal tem na manga novidades em rótulos, embalagens e categorias de produtos previstas para o próximo ano. Uma investida que traduz a estratégia global da multinacional que quer desviar-se da reputação de especialista em refrigerantes e crescer através das novas tendências de consumo.

Super Bock pesa 4% nas exportações nacionais para China

A produtora chamada Unicer desde 1977 passou a Super Bock Group a fim de conseguir ampliar a todas as marcas detidas o carácter internacional daquela que é a “cerveja portuguesa mais vendida no mundo” e que representa 80% da faturação do grupo.

ENTREVISTA

“Reinventar a marca é o grande desafio”

Márcia Vicente, responsável pelo desenvolvimento do prémio Sabor do Ano em Portugal e Itália, conta as novidades da edição de 2018. A distinção que avalia os produtos com base em provas cegas de degustação está em fase de renovação.

ESPECIAL

(Bacalhau) “Congelado será cada vez mais o produto do futuro”

O consumidor mostra uma cada vez maior preferência pelo bacalhau congelado, em detrimento da compra do produto seco. No mês de Natal, em que o fiel amigo é uma compra essencial, apresentamos uma análise das tendências de consumo deste peixe selvagem, cá dentro e lá fora, assim como as expetativas e novidades que as marcas prepararam para a quadra natalícia.

(Vinagre ) Portugueses gastam 11,4 milhões de euros em vinagre

As novas propostas de valor que estão a transformar o mercado de vinagre e o encarecimento do azeite com a perda de volume de produção. Estas e outras dinâmicas em análise neste especial.

(Azeite) Retrato do setor do azeite em Portugal

A Casa do Azeite faz um balanço da produção, do consumo e das exportações de azeite no mercado português

DATA CENTER

Bolachas: uma batalha contra a substituição

Compradas mais vezes que produtos com presença constante na cesta dos portugueses, como carne e iogurtes, as bolachas não ficam aquém dos desafios das novas tendências de consumo. Os números e as tendências de consumo desta categoria em mais uma análise pela  pena da consultora Kantar Worldpanel.

Os cartões de crédito de fidelização de marcas vieram para ficar?

Este mês, a equipa do ComparaJá.pt brinda os leitores com uma comparação entre as várias propostas de cartões de crédito oferecidas nos mercados português pelas insígnias de vestuário, automóvel, tecnologia, hipermercados e decoração e mobiliário.

TECNOLOGIA

Abraçar a complexidade trazida pela “revolução de dados”

Os “insights” que captamos na Web Summit em aspectos que vão desde a robótica à blockchain, passando pela sustentabilidade no retalho (pelo exemplo da Walmart) e da importância das interfaces de voz como forma de aproximar a tecnologia de todos os seres humanos (como explicou o diretor de tecnologia da Amazon).

LOGÍSTICA

De Colónia para o Mundo

O HIPERSUPER esteve em Colónia, na Alemanha, para conhecer o centro de operações  no qual a UPS centraliza a atividade na Europa. “Tudo é gigante” no espaço com capacidade para processar 190 mil encomendas por hora.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *