Data Center Homepage Newsletter

A audiência das empresas de entregas de encomendas

Por a 4 de Dezembro de 2017 as 18:31

Camilla Fonseca, Sales Director da comScore Portugal*

Já parou para pensar há quanto tempo os telégrafos foram preteridos? Foi mesmo há alguns anos, depois da disseminação do telefone. Também o telefone vem pouco a pouco a ser deixado de lado por conta dos telemóveis. Assim como a comunicação se foi desenvolvendo, os serviços de correios e entregas também foram evoluindo com o tempo. Se calhar, nestes tempos de globalização crescente as distâncias até parecem menores com a fartura de tecnologia disponível, o que pode favorecer as empresas de entregas de encomendas ao redor do mundo.

Em Portugal já são em média 251 mil as pessoas a visitarem a subcategoria “Shipping”, considerada dentro da categoria de “Diretórios e Recursos” e caracterizada por sites relacionados a entregas (fonte: comScore MMX, média de junho, julho e agosto de 2017, casa ou trabalho, 15 e mais anos, dispositivos desktop). A cifra representa 4,6% de alcance na população total digital e apresenta-se num bom patamar. Nos últimos três anos, a categoria conquistou mais visitantes e chegou a quase 300 mil visitantes únicos (média dos meses de novembro, dezembro e janeiro). O setor deve estar ansioso para este próximo final de ano já que, quando se consideram páginas vistas, a média a cada três chegou ao seu ponto máximo no último período do ano passado, como mostra o gráfico  1. Nestes anos analisados fica evidente que o crescimento de audiência já começa na altura da Black Friday, no mês de outubro.

A subcategoria “Shipping” teve uma média de 17 mil visitantes diários, 3 milhões de minutos navegados, em média 5,3 minutos por utilização diária, 14 páginas em média por visitante e 685 mil visitas. E quando se nomeiam as empresas do setor, a liderança pertence aos Correios de Portugal. O site CTT.PT teve entre junho, julho e agosto de 2017 uma média de 147 mil visitantes únicos. No mesmo período o CTTEXPRESSO.PT obteve uma média de 28 mil visitantes únicos. Para se ter uma dimensão do alcance da marca, se considerado somente o mês de agosto, os dois sites juntos alcançaram 157 mil visitantes únicos e houve de facto 13 mil visitantes únicos a utilizarem os dois serviços durante o mês.

A alemã Deutsche Post AG Sites, detentora dos sites DHL.COM e DHL.PT, surge a seguir no ranking da categoria. Em média, nos últimos três meses somaram 21 mil visitantes únicos com ambos os sites. O site com a terminação .PT é o que leva mais destaque. O grupo também acumula sozinho 60 mil visitas. Em seguida está a empresa CHRONOPOST.PT, pertencente ao DPD Group, que por sua vez é subsidiária da empresa GeoPost e também relacionada ao grupo francês La Poste. O site da Chronopost foi visitado por 20 mil visitantes únicos e é considerada uma marca bastante popular em Portugal. Ainda no DPD Group está também a empresa SEUR.COM, empresa multinacional espanhola com 16 mil visitantes únicos no período e quase 39 mil visitas, uma das cifras com mais destaque na categoria.

Logo em seguida está a UPS, empresa criada nos Estados Unidos no começo do século passado e que hoje está entre as maiores empresas do setor no mundo. O site UPS.COM obteve uma média de 14 mil visitantes únicos em Portugal. No que se refere ao ranking global, a UPS tem uma audiência muito semelhante à audiência da Deutsche Post AG, seguida da Fedex, que não tem audiência expressiva em Portugal. O que aparece é sua subsidiária: a TNT. Em média, o TNT.COM foi visitado por 10 mil pessoas.

Além das empresas mais tradicionais do setor, encontra-se a 17TRACK.NET. Trata-se de uma plataforma nascida em 2010 e que realiza rastreamento de pacotes em mais de 200 países. Permite rastrear diversas operadoras postais, como a DHL, por exemplo. Possui uma aplicação gratuita para o acompanhamento e entra no mercado como uma empresa de apoio às companhias. Na média de agosto, o site foi visitado por 11 mil visitantes únicos, superando a audiência da TNT. Por fim, no mesmo ranking também se encontram com audiência expressiva o GLS-GROUP.EU, com média de 8 mil visitantes únicos, e o espanhol NACEX.ES, com 6 mil visitantes únicos.

*Este é o último artigo assinado por Camilla Fonseca que vai abraçar um novo desafio profissional

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *