Sabe como os portugueses consumiram na Black Friday passada?
Na Black Friday do último ano os portugueses gastaram em média 65,09 euros por cada compra efetuada na loja online Picodi, que oferece descontos e promoções exclusivas em várias marcas do mercado.
O site preparou um relatório com base nas visitas recebidas e transações relacionadas com a Black Friday, para perceber como os consumidores aproveitam as oportunidades durante o dia em que se antecipam com ofertas especiais as compras para o Natal. Este ano, o vento mundial celebra-se a 24 de novembro.
Em 2016, as marcas que mais visitas e transações registaram em Portugal durante a Black Friday foram, respetivamente, a Nike, Tiffosi e Fnac, revela o estudo. As visitas aos site da Picodi cresceram 468% e as transações subiram 394% face à média dos restantes dias.
Cada utilizador português poupou uma média de 50,40 euros, sendo que o valor médio dos descontos chegou aos 53%. Contas feitas, a plataforma estima que os portugueses tenham poupado 14 386 euros com as promoções associadas à Black Friday presentes no seu site.
A nível global, o site registou na Black Friday do ano passado um valor médio de compra de 80,79 euros, um crescimento face à média de 62,72 euros das compras efetuadas na plataforma nos restantes dias. O valor médio do desconto foi de 62,41, sendo que a poupança na Black Friday chegou aos 77% por compra.
Moda, eletrodomésticos e livros lideram, por esta ordem, as categorias de produto mais procuradas na Black Friday. Seguem-se os perfumes, artigos para criança, cosméticos e artigos de casa e jardim. No oitavo lugar da lista surge a comida ao domicílio, à frente de saúde e beleza e produtos para animais, que fecham o Top 10.
Enquanto a Nike foi a marca mais procurada em Portugal e Alemanha, a Amazon foi quem mais despertou o interesse dos consumidores em Espanha e no México.
Foram os consumidores de África do Sul que mais aproveitaram a Black Friday na plataforma de descontos, levando a um aumento das transações de 16 226% naquele dia face aos restantes. A percentagem é duas vezes superior à registada na Grécia, segundo país onde as vendas associadas à Picodi mais cresceram na Black Friday.
Consulte o relatório completo aqui.