Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Symington integra projeto europeu sobre alterações climáticas na vinha

Por a 13 de Novembro de 2017 as 12:18

Projeto VISCA reúne em Portugal vários players do setor para desenvolver soluções que permitam à viticultura dar resposta às alterações climáticas

A agricultura é uma atividade dependente da temperatura, radiação solar e água e, desta forma, suscetível às alterações climáticas. A produção de uva não é diferente de outras atividades agrícolas. As mudanças nos padrões do clima e da meteorologia ameaçam a produção de uvas de qualidade –quer na qualidade e quantidade e mas também nas concentrações de ácidos e açúcares – com repercussões diretas no setor vitivinícola. Por estes motivos, a Symington, dona de marcas como Graham’s, Dow’s e Cockburn’s, integra o VISCA – Vineyards’ Integrated Smart Climate Application, um projeto de investigação e desenvolvimento europeu.

Cofinanciado ao abrigo do programa Horizonte 2020, por um período de três anos, o projeto arrancou em maio de 2017 e proporcionará um Sistema de Serviço de Clima (Climate Service – CS) e de suporte à tomada de decisão (Decision Support System – DSS), integrando especificações de clima, agrícolas e aquelas que forem definidas pelos utilizadores finais de modo a desenvolver estratégias de adaptação de curto e médio prazo às alterações climáticas.

O VISCA é validado por demonstrações reais através de três utilizadores finais em três locais de demonstração em Espanha, Itália e Portugal. Em concreto, a Symington fornecerá um dos três campos de ensaio para o desenvolvimento do projeto, cujas conclusões influenciarão a configuração final da ferramenta.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *