Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Opinião

Reinventar as empresas na era digital

Por a 14 de Agosto de 2017 as 15:51

Por Cláudio Fernandes, CEO Impacting Group

A necessidade de as empresas portuguesas se tornarem digitais é cada vez maior. Têxtil, banca e turismo são exemplos reais de como a transformação digital pode ser uma oportunidade ou um desafio.

O número de pessoas e dispositivos conectados à internet tem vindo a aumentar e isso é, por si só, um motivo de alarme para qualquer empresa que, de alguma forma, não tem uma presença digital eficaz e relevante.

Como é que o digital afeta as empresas portuguesas?

Quando se fala em digital não se fala apenas em ter um site ou uma loja online. Atualmente, ter um website é apenas cumprir os requisitos mínimos de uma presença online, que por si só não garante nada.

É fundamental que as indústrias mais tradicionais (e que não nasceram nesta era de inovação disruptiva) compreendam que podem migrar para o digital com sucesso e dar uma nova vida às suas atividades. 

Fazer a transformação digital

Criar uma boa presença online (Site, Loja), gerar tráfego (SEO, Media Buy) e nutrir relações existentes através de automação (Email e Chatbots) e redes sociais, são estratégias que garantidamente vão trazer resultados positivos.

Mas gerir relações online é só um dos passos da transformação digital das empresas. O modelo de negócio e os processos internos também devem ser repensados para se adaptarem a esta nova era. E é aqui que está o desafio – adquirir um mindset digital.

Turismo digital

O turismo é um caso interessante. O perfil do turista é cada vez mais digital. Ele procura e recorre a opiniões de outras pessoas para planear as suas viagens e experiências.

A gestão de comunidades em redes sociais e plataformas de turismo, como o tripadvisor, torna-se então essencial para se conseguir influenciar o que é falado sobre nós e tentar atrair mais clientes e fidelizar os existentes. 

Curiosamente, o feedback recebido através destas plataformas e sites de turismo permite às empresas saber como podem melhorar os serviços prestados.  É quase como usufruir de consultoria gratuita e permanente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *