Data Center Distribuição Homepage Newsletter

Retalho regista maior queda em número de empresas constituídas este ano

Por a 8 de Agosto de 2017 as 16:17

Foram constituídas 24 847 empresas e outras organizações em Portugal entre janeiro e julho deste ano, o que traduz um crescimento de 7,6% face aos primeiros setes meses do ano transato. Por outro lado, encerraram no mesmo período 7761 empresas (uma redução homóloga de 2,6%) e 1638 declaram insolvência (-23,2%), revelam os mais recentes dados do Barómetro mensal do tecido empresarial português elaborado pela empresa Informa D&B.

O surgimento de novas empresas não é transversal a todos os setores, destacando-se pela negativa o retalho. Com 3131 empresas constituídas este ano, este setor apresenta o maior decréscimo em termos de volume de novas empresas (-5,2% face ao período homólogo anterior). Seguem-se as Indústrias transformadoras (-4,6% para um total de 1526 novas entidades) e do setor Grossista (-2,8% para as 1652).

Ainda assim, são os setores grossista e retalhista que sustentam um menor índice de encerramentos. Este ano, até julho, encerraram menos 90 empresas de comércio grossista, comparando com os sete primeiros meses de 2016, e no retalho deram-se menos 70 encerramentos que no ano transato.

O número de empresas a se declararem insolventes tem assistido a um “ciclo de descida iniciado em 2013” e nos primeiros sete meses do ano foi “generalizado aos vários setores de atividade e regiões do país”. As extinções, por sua vez, reduziram ou mantiveram-se em quase todos os distritos do País, exceto no de Lisboa, que regista mais 129 encerramentos face ao período homólogo anterior. Quase três quartos dos distritos portugueses subiram em número de novas empresas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *