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Preços dos bens de grande consumo estabilizam no primeiro trimestre

Por a 6 de Junho de 2017 as 17:28

As promoções ganharam nos últimos anos especial importância no retalho português, sendo responsáveis por mais de 40% das vendas em valor e conduzindo a efeitos de preços negativos. No primeiro trimestre de 2017, este cenário de deflação apresenta sinais de recuperação, com um efeito de preço de 1,2 pontos percentuais (pp), o mais elevado desde 2012, segundo o relatório “Growth Reporter”, desenvolvido pela consultora Nielsen.

Segundo Ana Paula Barbosa, Retailer Services Director da Nielsen, existem duas principais razões para esta estabilização de preços. “Por um lado, com o aumento da confiança dos consumidores e a estabilização da economia, assistimos a um aumento da procura de produtos premium, essencialmente quando relacionados com a beleza, a conveniência, a saúde ou as pequenas indulgências. Por outro, algumas categorias que no ano passado faziam parte de uma ‘guerra de preços’, nomeadamente os laticínios e os produtos básicos, acabaram por estabilizar os seus preços”.

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