Homepage Newsletter Ponto de Venda

Consumo de energia caiu 2,5% nas lojas da Sonae em 2016

Por a 2 de Junho de 2017 as 12:44

A Sonae reduziu no ano passado o consumo de energia em 1% e as emissões de CO2 (dióxido de carbono) em 13%, face ao período homólogo.

Nos negócios de retalho, em particular, o grupo diminuiu o consumo de água em 3,3% e de energia em 2,5%, “gerando poupanças para investir na criação de novos produtos e serviços, assim como na melhoria do serviço e da experiência de compra do cliente, o que contribuiu para o crescimento das vendas”, revela Catarina Oliveira Fernandes, diretora de Comunicação, Marca e Responsabilidade Corporativa da Sonae.

A divisão de retalho alimentar (Sonae MC) implementou um “projeto pioneiro a nível mundial com o objetivo de transformar os resíduos em energia. O ‘Waste to Energy’ reflete a transição de um modelo linear de produção de bens materiais, para um modelo circular, onde os impactos ambientais são minimizados ao longo do ciclo de vida dos produtos”.

A solução, com capacidade ajustada à média de bens materiais produzidos por um grande hipermercado, “permite tratar e valorizar mais de 200 toneladas/ano de resíduos orgânicos produzidos pelas lojas, diminuindo a quantidade enviada para aterro, produzindo energia e fertilizante com o seu tratamento e reduzindo a emissão de gases com efeito de estufa ao evitar o transporte de resíduos”.

Estão em marcha projetos que “visam uma melhoria contínua da ecoeficiência nas lojas de retalho alimentar e especializado”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *