Distribuição Homepage Newsletter

Academia de Comércio de Lisboa surge para integrar novos negócios no retalho

Por a 16 de Maio de 2017 as 11:37

Abrem hoje as inscrições para a primeira Academia do Comércio de Lisboa, projeto promovido pela Câmara Municipal para revitalizar o comércio na capital.

Aqueles que queiram abrir um espaço de comércio em Lisboa ou que o tenham feito há menos de um ano podem candidatar-se à Academia do Comércio até ao próximo dia 31 de maio. A iniciativa, desenvolvida pela SBI Consulting em parceria com a Startup Lisboa, tem por objetivo apoiar e integrar os novos conceitos de retalho.

O projeto divide-se em três eixos de atuação. Inicialmente, serão selecionadas 20 empresas para o programa de aceleração. Privilegiam-se os negócios que ambicionem exercer comércio de rua e também online. Nesta fase, que decorre entre 20 dias intercalados entre 6 de junho e 13 de julho, serão explorados e aplicados conceitos de retalho e desenvolvidas competências de gestão de negócio, como a análise de mercado, finanças e marketing, entre outras.

O segundo eixo foca-se na integração dos negócios na malha de comércio de Lisboa, promovendo a cooperação entre negócios já instalados e os participantes na academia. Para isso, a Junta de Freguesia do Beato juntou-se a esta primeira edição do projeto. Os comerciantes daquela zona vão partilhar as suas experiências para ajudar os novos proprietários a desenvolver-se como empresários, a otimizar o espaço de venda e a dar visibilidade ao negócio.

O terceiro eixo de atuação, por fim, consiste num ciclo de quatro workshops para os comerciantes de “Lojas com História”. O objetivo passa por otimizar os investimentos no âmbito do fundo municipal disponível para o efeito.

Este projeto nasceu pela mão de  Marta Meireles, managing partner da SBI Consulting, depois de  um projeto-piloto desenvolvido em 2015 com os comerciantes do Castelo S. Jorge.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *