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Vendas de queijo no retalho avançam 3% em 2016 para €459 milhões

Por a 18 de Abril de 2017 as 11:31

Entre os bens de grande consumo, os queijos são líderes em faturação. Em 2016, a categoria alcançou um volume de negócios de 459,4 milhões de euros no retalho, um crescimento homólogo de 3%, segundo dados da consultora Nielsen.
A evolução é maior em volume (+5%). Foram vendidos nos super e hipermercados portugueses 61,9 milhões de quilos. “O maior crescimento em volume é justificado pelo aumento significativo da atividade promocional” que participa em 37% do total de vendas, explica Cláudio Batista, Client Service Associate Manager da consultora Nielsen. “Apesar de estar ainda em valores abaixo da média dos bens de grande consumo, a promoção da categoria subiu bastante nos últimos dois anos, mais 12 pontos percentuais face a 2014”, afetando o preço médio.
Desta forma, “as promoções têm ajudado ao crescimento do mercado mas não através do recrutamento de novos lares compradores já que a penetração, apesar de se manter elevada, diminui face ao ano passado. As mecânicas promocionais têm, sim, ajudado a estimular o número de ocasiões de compra e o gasto” em cada ida à loja. Neste contexto, as marcas da distribuição perdem consumidores para as marcas de fabricante, como acontece na maioria das categorias de grande consumo.

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