Distribuição Homepage Newsletter

Novo sistema da Tomra torna reciclagem de embalagens em experiência interativa

Por a 18 de Abril de 2017 as 16:34

A Tomra acaba de lançar o novo sistema “Connect”, o qual vem tornar as suas máquinas de reciclagem de latas e garrafas mais interativas com recurso à “Internet das Coisas”.

A empresa fornecedora de máquinas automáticas e soluções digitais para recolha e reciclagem de latas e garrafas na indústria, retalho ou em casa dos consumidores, desenvolveu um novo sistema de comunicação que permite uma maior interação com os utilizadores das suas máquinas, através do ecrã táctil e uma aplicação móvel, assim como retirar mais dados para analítica empresarial.

O novo sistema contém o programa de envolvimento ReAct, através do qual os consumidores acumulam pontos, consoante os recipientes depositados, podendo trocá-los por recompensas ou aplicá-los em donativos para instituições de caridade associadas. O programa permite também aos utilizadores partilhar a sua atividade nas redes sociais.

tomr_react

Atualmente, a empresa conta com mais de 75 mil instalações das suas soluções de reciclagem, em mais de 40 mercados, sendo que “muitas vezes o depósito é reembolsado quando os consumidores devolvem os recipientes de bebidas usados. O ReAct já tem dezenas de milhares de utilizadores nos Estados Unidos. Os reembolsos podem funcionar como complemento das recompensas ou incentivar à reciclagem destes materiais nos mercados sem legislação neste sentido”, explica em comunicado o grupo.

Todos os anos, são depositados em média 35 mil milhões de recipientes nas máquinas da Tomra, cuja reutilização reduz a dependência de matérias-primas da indústria, para produzir novos recipientes, e assegura que os mesmos não acabam em aterros sanitários, oceanos e ruas.

Além do programa de “engagement”, o novo sistema envolve uma aplicação para smartphone, a Notify + Assist, que envia notificações em tempo real para os funcionários do espaço quando as máquinas necessitam de atenção (como recipientes cheios, paragens ou pouco papel de impressora) e fornece orientações sobre como solucionar problemas. O “Connect” transforma também a máquina num ponto de marketing para os retalhistas que disponibilizam em loja a máquina inteligente de reciclagem de recipientes. O sistema permite promover campanhas ou ofertas especiais, por exemplo, as quais podem ser geridas remotamente. Os retalhistas podem ainda imprimir vales de desconto no verso dos talões impressos nas máquinas.

As ferramentas analíticas imbuídas na solução impulsionam a inteligência empresarial a partir do volume de dados gerado. “Mostram o tempo de espera, se a máquina foi limpa corretamente, volumes de reciclagem para diferentes alturas do dia (para que os locais que fornecem as máquinas, geralmente retalhistas, possam planear períodos de grande atividade com antecedência) e muito mais”.

A Tomra produz desde a década de 1980 soluções de contevidade para transmitir software e bases de dados, além de ficheiros de registo e estatísticas. Em Portugal, os seus produtos e serviços são distribuídos pela Internaco e VeryWin.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *