Retalhista “The Body Shop” duplica objetivos do programa de comércio justo
A retalhista britânica The Body Shop assinala este ano o trigésimo aniversário do lançamento do programa de comércio justo com as comunidades. Até à data, a empresa fundada em 1976 em Brighton, Inglaterra, por Anita Roddick, já conseguiu alcançar metade do objetivo a que se propôs, beneficiando 20.000 pessoas, em 22 países.
O programa nasceu em fevereiro de 1987, na altura designado por “Trade Not Aid”. Desde então que a insígnia oferece produtos inspirados na natureza, em linha com os três principais objetivos do programa comércio com as comunidades: “transformar as comunidades marginalizadas, preservar as culturas tradicionais e os métodos agrícolas e promover a sustentabilidade agrícola”.
Como parte do seu compromisso “Enrich Not Exploit”, a The Body Shop comprometeu-se a duplicar o número de ingredientes provenientes do comércio com as comunidades de 19 para 40 até 2020. Esta meta vai permitir ajudar em três anos mais 20.000 pessoas “economicamente vulneráveis a terem acesso a um emprego”, sublinha um comunicado da marca enviado ao HIPERSUPER.
A marca está a acrescentar ao longo de 2017 quatro novos ingredientes provenientes de comércio justo: o Óleo de Amêndoas, proveniente da região de Alicante, em Espanha; a Essência de Rosa Britânica, obtida de forma ecológica em Herefordshire, Inglaterra; o Óleo de Semente de Manga, da Índia; e ainda o Puré de Banana do Equador. Está também a desenvolver parcerias com comunidades locais situadas em “hotspots” de biodiversidade promovendo a proteção de habitats ameaçados e comunidades locais que deles dependem.
Até final de 2017, prevê ter um total de 23 ingredientes em 30 comunidades espalhadas por 22 países.