Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Supermercados Brio travam expansão prevista para 2017

Por a 6 de Fevereiro de 2017 as 12:51

Depois de uma fase de rápida expansão, a cadeia de supermercados de produtos biológicos Brio decidiu este ano abrandar as aberturas e entrar num momento de consolidação dos espaços existentes.

A empresa chegou em 2016 às sete lojas em Lisboa, com aberturas em Telheiras e no shopping center Amoreiras. Além disso, a rede estreou-se fora da capital com a inauguração de uma loja em Aveiro no final de fevereiro, que acabou por fechar no final do ano. “Apesar de ser um sítio que concentra muitas pessoas com afinidade ao conceito biológico, a performance da loja não atingiu as expetativas. A Brio cresceu bastante nos últimos três anos, consolidando a sua presença no mercado de agricultura biológica e, como tal, não podíamos correr o risco de ter uma loja deficitária”, justifica em declarações ao HIPERSUPER, António Alvelos, diretor-geral da cadeia.

Num artigo publicado na passada edição impressa de outubro, o responsável anunciou a abertura de uma nova loja no início deste ano em Lisboa, concretamente na zona das Avenidas Novas, e demonstrou ainda o desígnio de inaugurar o primeiro espaço Brio no Porto durante 2017. No entanto, depois de encerrar a loja de Aveiro, a cadeia decidiu “adiar os projetos de expansão”.

A exigência do ponto de vista operacional foi uma das condicionantes que mais pesou na decisão de mudança de rumo. “Optámos por entrar num momento de consolidação das nossas lojas mais recentes. Uma operação de retalho eficiente implica o crescimento por ‘clusters’ regionais para podermos assegurar um serviço de qualidade. Foi precisamente por isso que decidimos adiar a expansão do negócio à região do Porto. Faz parte dos nossos planos futuros, contudo, devido à decisão ao abrandamento da expansão, para já ainda não há um plano de expansão definido”, dá conta o diretor-geral. A loja das Avenidas Novas, por sua vez, ainda “está contemplada no plano de expansão” da insígnia mas “sem data de inauguração”.

A cadeia prevê consolidar durante 2017 o atual parque de sete lojas na região de Lisboa, com um plano que passa sobretudo pela “reformulação de algumas lojas”. Neste sentido, o supermercado Brio de Campo de Ourique será “o primeiro a sofrer algumas alterações ao nível da decoração do espaço”, revela António Alvelos. A remodelação do supermercado deve estar concluída “no dia 22 deste mês de fevereiro”.

Para já, dois dos espaços Brio, em Carnaxide e no Chiado, detém também um espaço de restauração Origem, insígnia também participada pelo grupo de investimento The Edge Group, o maior acionista da marca de supermercados biológicos. Depois de ter conquistado em 2015 um crescimento anual de 20% em volume de negócios, para os 4 milhões de euros, a cadeia previa terminar 2016 com uma faturação de 5,5 milhões de euros.

Leia também: Brio chega ao Porto em 2017  (premium)

*Notícia atualizada às 14h41 do dia 6 de fevereiro de 2017 – A Brio ainda planeia abrir nas Avenidas Novas mas não tem data de inauguração.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *