Data Center Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter

Vendas a retalho na zona euro recuam 0,3% em dezembro. Portugal regista queda de 2,3%

Por a 3 de Fevereiro de 2017 as 18:00

O volume de negócios de retalho na zona euro recuou 0,3% em dezembro de 2016 face a o mês anterior. Em novembro, a queda mensal foi de 0,6%, segundo os últimos dados publicados pelo Eurostat.

O decréscimo a nível da zona euro deve-se à descida de 1,1% no volume de vendas de combustível e de 0,4% no segmento de alimentação, bebidas e tabaco. Os produtos não-alimentares “mantiveram-se estáveis”, de acordo com o relatório publicado esta sexta-feira (3 de fevereiro). Finlândia (-3,2%), Reino Unido (-2,8%), Irlanda e Suécia (ambos com quedas de 2,7%) são os países da União Europeia que registaram as maiores descidas mensais. Em Portugal, a queda das vendas a retalho em dezembro foi de 2,3% face a novembro, mês em que a variação mensal assentou em -0,8%. Por outro lado, Luxemburgo (1,9%), Bélgica (1,1%) e França (0,8%) alcançaram os melhores resultados.

Comparando com o período homólogo anterior, em dezembro de 2016 as vendas a retalho nos países de moeda única cresceram 1,1%. Portugal assistiu a uma subida homóloga de 3,8% em dezembro, depois de uma variação de 4,8% em novembro. Também a este nível é a Finlândia (-2,2%) a registar o pior resultado dos estados-membros, seguida da Alemanha (-1,1%), Dinamarca e Áustria (ambos com quedas de 1%). O topo da tabela é igualmente liderado pelo Luxemburgo (14,7%), seguido agora pela Eslovénia (10,1%), Roménia (7,9%) e Reino Unido (6,6%).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *