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Estudo Nielsen. “Portugal está a sair de um cenário de deflação nos bens de grande consumo”

Por a 29 de Novembro de 2016 as 11:50
Num contexto europeu claramente negativo, Portugal é um dos países da Europa que apresentam maiores crescimentos de vendas em valor

Num contexto europeu claramente negativo, Portugal é um dos países da Europa que apresentam maiores crescimentos de vendas em valor

As vendas de bens de grande consumo na Europa aceleraram 0,3%, em volume, e os preços subiram 0,8% no terceiro trimestre de 2016, face a igual período do ano anterior, segundo o relatório Growth Reporter, desenvolvido pela Nielsen.

Neste período, e tal como tem acontecido desde o início de 2016, a Europa continua a registar menores crescimentos de preços e volumes, comparando com os resultados alcançados em 2015. No total, assistiu-se a um aumento de vendas em valor de 1,1% (-1,9 pontos percentuais em relação ao período homólogo).

“No panorama europeu, o crescimento em volume dos Bens de Grande Consumo [BCG] é especialmente baixo, quando comparado com períodos anteriores. Na verdade, dos 36 países analisados, 17 apresentam crescimentos negativos em volume, demonstrando uma situação pouco positiva”, sublinha o relatório da consultora.

Com os piores resultados, destacam-se, nomeadamente, a Grécia (-8,7%) e a Lituânia (-7,3%). “Mas também países como a Finlândia (-3,4%), o Reino Unido (-0,5%), a Dinamarca (-0,4%), a Alemanha (-0,3%) e a França (-0,2%) apresentam crescimentos negativos de volumes”, sublinha Ana Baula Barbosa, Retailer Services Director da Nielsen.

Num contexto europeu negativo, Portugal é um dos países que apresenta maiores crescimentos de vendas em valor (3,2%), revela um crescimento de preços de 0,5% (face a uma deflação de -0,6% no período homólogo) e um crescimento de vendas em volume (2,7%), acima da média Europeia, que cresce 0,3%.

Segundo Ana Paula Barbosa, “estes números demonstram que Portugal está a sair de um cenário de deflação nos BCG, sendo este um sinal positivo para quem opera neste setor de atividade”.

Unit Value Change/Var.preços = variação no preço pago por um consumidor por uma unidade (produto), como resultado da inflação dos preços e/ou da substituição de uma unidade de um determinado valor por outra unidade de um valor diferente. Nominal Value Growth = Unit Value Change + Volume Change Crescimento = Var. preços + Var. quantidade

Unit Value Change/Var.preços = variação no preço pago por um consumidor por uma unidade (produto), como resultado da inflação dos preços e/ou da substituição de uma unidade de um determinado valor por outra unidade de um valor diferente.
Nominal Value Growth = Unit Value Change + Volume Change
Crescimento = Var. preços + Var. quantidade

Marcas da distribuição em recuperação

Os resultados positivos de Portugal devem-se em parte ao crescimento do setor das bebidas não alcoólicas, que aceleram 4% no acumulado até ao final do 3º trimestre, e das bebidas alcoólicas, que crescem 3%, em resultado de um verão com temperaturas elevadas.  Os congelados também crescem 4% até este período e os produtos para higiene do lar apresentam uma subida de 3%. Os laticínios, apesar da sua recuperação face ao período homólogo, continuam a apresentar perdas de vendas (-1%).

Apesar do crescimento das marcas de fabricante (3%), as marcas da distribuição começam a apresentar sinais de uma recuperação gradual (-1% contra um período homólogo de -3%). Estas marcas apresentaram resultados “muito positivos” durante o verão e destacam-se especialmente no “setor da higiene pessoal, no qual o seu crescimento ultrapassou o das marcas de fabricante nos últimos meses”.

 

 

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