Destaque Homepage FMCG Homepage Newsletter

Região dos vinhos verdes investe €3 milhões em promoção no próximo ano

Por a 17 de Novembro de 2016 as 10:40

Falámos com os presidentes das principais comissões vitivinícolas do País para fazer um balanço da produção na campanha 2016-17, da evolução das exportações e dos orçamentos para promoção em Portugal e no estrangeiro. Publicamos hoje a entrevista com Manuel Pinheiro, Presidente da Comissão Executiva da CVR dos Vinhos Verdes

Qual a produção estimada para a região na atual campanha? Qual a evolução face à colheita de 2015?
A vindima de 2016 será desigual. Menor na quantidade – com uma perda de cerca de 15 a 20% – motivada, sobretudo, pela evolução do clima com muita pluviosidade até junho. Será, porém,  excelente em qualidade. Os vinhos de 2016 serão, sem dúvida, muito bons. Teremos aproximadamente 75 milhões de litros, um valor que é suficiente para dar resposta à procura, conjugando com o stock existente na região.

Qual o valor da exportação da região em volume e em valor? Qual a percentagem de produção exportada?

A região exporta cerca de 55 milhões de euros para 107 países. Exportamos cerca de 50% do negócio em 2016, uma evolução fabulosa que muito nos entusiasma, pois começamos em 2000 este esforço exportador e na altura apenas vendíamos para fora 15% do negócio.

Qual a quantidade de vinho certificada no ano passado? Qual a previsão para este ano?

São cerca de 70 milhões de litros, a maior parte branco, como é natural. Este ano, até setembro estamos 6% acima nas vendas. Veremos como corre o último trimestre mas, certamente, teremos um ligeiro crescimento.

Qual o orçamento para a promoção da região este ano? Qual a fatia para o mercado interno e para os mercados internacionais? Como deverá evoluir o orçamento para 2017?

A promoção é um esforço muito intenso que temos vindo a fazer e que se rentabiliza de forma evidente, sendo que os mercados nos quais temos vindo a investir destacam-se, claramente, em crescimento face aos demais. Na promoção do vinho verde investiremos em 2017 cerca de 3  milhões de euros, a maior parte dos quais nos mercados externos.

Que iniciativas estão pensadas para a próximo ano em matéria de promoção e comunicação da região e dos seus nectares?

O plano de marketing inclui mais de uma centena de acções para o ano de 2017, em Portugal e nos mercados estratégicos, como sejam os EUA, Canadá, Reino Unido, Alemanha. Destacamos a realização de provas de vinho verde em vários mercados e o convite a dezenas de jornalistas e importadores para que visitem a Região em Portugal.

Quais as castas estrela da região?

Nos brancos, o Loureiro e o Alvarinho, com uma nova descoberta muito interessante que é o Avesso. Nos tintos, o Vinhão e, no rosado, o Espadeiro e o Padeiro de Basto.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *