Redução do desperdício na cadeia de valor em debate no Sustainable Retail Summit
A Brambles, empresa de soluções logísticas dona das marcas Chep e IFCO, levou a cabo uma sessão sobre o desperdício alimentar, de embalagens e no transporte Sustainable Retail Summit, realizado pelo The Consumer Goods Forum (CGF), nos passados dias 27 e 28 de outubro, no Le Pullman Paris Centre, em Bercy, França.
“Segundo a apresentação da Brambles, as Nações Unidas estimam que a população mundial vai atingir 9,6 mil milhões de pessoas até 2050. Este ritmo de crescimento vai levar os recursos, como os alimentos e os bens de consumo, ao limite. Para satisfazer esta crescente procura, vão ser necessárias soluções sustentáveis no manuseamento e transporte de alimentos”. Foi com base nesta premissa que a Brambles levou a cabo a discussão intitulada “Retalho circular e sustentável: Eliminar o desperdício alimentar, o desperdício de embalagens e o desperdício no transporte” durante o Sustainable Retail Summit, em Paris.
O fórum CGF engloba uma rede industrial paritária formada por CEOs e quadros superiores de cerca de 400 retalhistas, fabricantes, prestadores de serviços e outras partes interessadas de 70 países, tendo como objetivo “incentivar a adopção global de práticas e normas que atendam à indústria mundial de bens de consumo”. As empresas-membro apresentam vendas combinadas no valor de “3,5 biliões de euros” e empregam diretamente cerca de dez milhões de pessoas.
A operadora logística desenvolveu no fórum as ideias de “redução do desperdício de embalagens através de estratégias de partilha e reutilização”, a adoção de “uma abordagem de ponta-a-ponta, desde os produtores até aos retalhistas” para combater o desperdício alimentar e a “utilização das redes de recolha para aumentar a eficiência e eliminar os quilómetros em vazio” no que diz respeito ao desperdício nos transportes.
O modelo de negócios da empresa dona da Chep “baseia-se de forma inerente nos princípios da economia circular, que visa manter sempre os produtos, componentes e materiais no máximo de utilidade e valor. A Brambles está empenhada em trabalhar com parceiros que promovem práticas empresariais circulares e as respetivas vantagens para o futuro”, diz Juan José Freijo, Global Head of Sustainability da Brambles.
Por sua vez, Ignacio Gavilán, director Environmental Sustainability do CGF, declara que os membros da rede “compreemdem que a discussão de soluções não constitui o objetivo final. Há que trabalhar em colaboração no seio da indústria e além desta, no sentido de desenvolver soluções concretas que sejam sustentáveis e garantam os resultados certos a longo prazo. É aqui que o Sustainable Retail Summit intervém, sendo que o apoio de empresas como a Chep e a IFCO são vitais para mostrar o que pode ser atingido quando as empresas operam da forma correta”.
O Sustainable Retail Summit reuniu em Paris alguns dos principais “players” do retalho e grande consumo mundiais, como a Ahold Delhaize, Coop, Unilever, Mars, L’Oréal, Mondelez, Os Mosqueteiros, Sainsbury’s, Tesco, Carrefour, Heineken ou Johnson&Johnson, para debater e promover a adoção de práticas sociais e ambientais sustentáveis nos seus negócios.