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Redução do desperdício na cadeia de valor em debate no Sustainable Retail Summit

Por a 31 de Outubro de 2016 as 14:36

A Brambles, empresa de soluções logísticas dona das marcas Chep e IFCO, levou a cabo uma sessão sobre o desperdício alimentar, de embalagens e no transporte Sustainable Retail Summit, realizado pelo The Consumer Goods Forum (CGF), nos passados dias 27 e 28 de outubro, no Le Pullman Paris Centre, em Bercy, França.

“Segundo a apresentação da Brambles, as Nações Unidas estimam que a população mundial vai atingir 9,6 mil milhões de pessoas até 2050. Este ritmo de crescimento vai levar os recursos, como os alimentos e os bens de consumo, ao limite. Para satisfazer esta crescente procura, vão ser necessárias soluções sustentáveis no manuseamento e transporte de alimentos”. Foi com base nesta premissa que a Brambles levou a cabo a discussão intitulada “Retalho circular e sustentável: Eliminar o desperdício alimentar, o desperdício de embalagens e o desperdício no transporte” durante o Sustainable Retail Summit, em Paris.

O fórum CGF engloba uma rede industrial paritária formada por CEOs e quadros superiores de cerca de 400 retalhistas, fabricantes, prestadores de serviços e outras partes interessadas de 70 países, tendo como objetivo “incentivar a adopção global de práticas e normas que atendam à indústria mundial de bens de consumo”. As empresas-membro apresentam vendas combinadas no valor de “3,5 biliões de euros” e empregam diretamente cerca de dez milhões de pessoas.

A operadora logística desenvolveu no fórum as ideias de “redução do desperdício de embalagens através de estratégias de partilha e reutilização”, a adoção de “uma abordagem de ponta-a-ponta, desde os produtores até aos retalhistas” para combater o desperdício alimentar e a “utilização das redes de recolha para aumentar a eficiência e eliminar os quilómetros em vazio” no que diz respeito ao desperdício nos transportes.

Juan Jose Freijo, Global Head of Sustainability for Brambles

Juan Jose Freijo, Global Head of Sustainability da Brambles

O modelo de negócios da empresa dona da Chep “baseia-se de forma inerente nos princípios da economia circular, que visa manter sempre os produtos, componentes e materiais no máximo de utilidade e valor. A Brambles está empenhada em trabalhar com parceiros que promovem práticas empresariais circulares e as respetivas vantagens para o futuro”, diz Juan José Freijo, Global Head of Sustainability da Brambles.

Por sua vez, Ignacio Gavilán, director Environmental Sustainability do CGF, declara que os membros da rede “compreemdem que a discussão de soluções não constitui o objetivo final. Há que trabalhar em colaboração no seio da indústria e além desta, no sentido de desenvolver soluções concretas que sejam sustentáveis e garantam os resultados certos a longo prazo. É aqui que o Sustainable Retail Summit intervém, sendo que o apoio de empresas como a Chep e a IFCO são vitais para mostrar o que pode ser atingido quando as empresas operam da forma correta”.

O Sustainable Retail Summit reuniu em Paris alguns dos principais “players” do retalho e grande consumo mundiais, como a Ahold Delhaize, Coop, Unilever, Mars, L’Oréal, Mondelez, Os Mosqueteiros, Sainsbury’s, Tesco, Carrefour, Heineken ou Johnson&Johnson, para debater e promover a adoção de práticas sociais e ambientais sustentáveis nos seus negócios.

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