Data Center Homepage Newsletter

Nova geração de trabalhadores “mobile” traz mais produtividade

Por a 4 de Agosto de 2016 as 14:56

A utilização de dispositivos móveis permite aumentar em 16% a produtividade no trabalho, representando uma poupança de 6,4 horas semanais, o que equivale a 320 horas ou 41 dias de trabalho por ano.

Além disso, a incorporação de dispositivos móveis enquanto ferramenta de trabalho melhora em 18% a criatividade dos colaboradores, assim como a satisfação (23%) e a lealdade à mesma (21%).

As conclusões são do relatório “Mobility, Performance and Engagement”, elaborado pelo Economist Intelligence Unit (EIU) e pela Aruba, empresa detida pela Hewlett Packard (HP) Enterprise, que contou com 1 865 respostas de profissionais, identificando uma nova geração de trabalhadores a emergir mundialmente – a “Geração Mobile”.

Alguns aspetos-chave que ajudam a compreender as novas formas de trabalhar e como as empresas estão a responder aos desafios que a ascensão da “Geração Mobile” acarreta são:

– Captação de talento: 40% dos entrevistados afirma que nunca trabalharia para uma empresa que não permitisse usar os seus próprios dispositivos móveis para o trabalho.

– Produtividade: 49% acredita ser mais produtivo a trabalhar a partir de casa.

– Partilha: 42% das empresas aposta no uso de ferramentas colaborativas (Slack, Gchat) para promover a produtividade e satisfação.

– Conectividade: 31% oferece aplicações que promovem a comunicação móvel das atividades diárias de trabalho entre colaboradores.

– Acessibilidade: 54% das empresas fornece acesso à rede da empresa a partir de qualquer dispositivo móvel.

O estudo indica ainda que os colaboradores de países como Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido são mais felizes, leais e produtivos no trabalho do que os colaboradores de países orientais, como o Japão ou Singapura.

“As empresas dependem de forma direta do talento dos seus colaboradores e é por isso que a aposta na mobilidade defendida pela Geração Mobile tem que ser uma realidade. É preciso garantir a retenção dos melhores e a melhor produtividade possível. Mesmo que para isso tenha que haver ajustes nos métodos de trabalho, os benefícios a longo prazo virão. Há que apostar na evolução da oferta para garantir que a concorrência não vence no processo de recrutamento dos melhores”, diz Fernando Teixeira, Portugal Country Manager da Aruba, prestadora de soluções de TI (Tecnologias da Informação) da HP Enterprise.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *