Homepage Newsletter

Nasce a primeira loja online de combate ao desperdício alimentar em Portugal: GoodAfter

Por a 14 de Junho de 2016 as 11:54

AF Logo Good After_v2Abriu o GoodAfter, o primeiro supermercado online em Portugal a vender produtos que se encontram perto ou fora da sua data de validade preferencial, com preços até 70% mais baixos.

O portal GoodAfter está disponível em Portugal e prepara-se para chegar também a Espanha. Assume-se como a loja online de combate ao desperdício alimentar, comercializando bens alimentares e não alimentares cuja data de validade “preferencial” de consumo está ultrapassada ou em vias de. Os preços são “até 70% mais baixos” do que os supermercados tradicionais (online e físicos).

A loja está divida entre as seções “Mercearia”, “Bebidas”, “Saúde e Bem-estar”, “Beleza e Higiene”, “Casa jardim e Auto”, “Animais”, “Bio” e “Comida do Mundo”, oferecendo transporte gratuito para encomendas acima dos 49 euros.

“A GoodAfter não comercializa produtos que se encontram fora do prazo de consumo, mas apenas produtos com data de consumo preferencial”, esclarece em comunicado a empresa explicando que a segurança alimentar dos produtos não está em causa.

O projeto pretende consciencializar os consumidores para a diferença entre os prazos que incidicam “consumir até” e “consumir de preferência até”. A primeira é a data de validade que, quando ultrapassada, a circulação do produto no mercado torna-se ilegal, comprometendo a segurança alimentar. A data de consumo preferencial, por sua vez, é o prazo até ao qual as marcas asseguram a qualidade do seu produto, sendo que a partir daí, pode ser consumido e comercializado de forma legal.

De acordo com Chantal de Gispert, co-fundadora do projeto, “2016 foi declarado pela Assembleia da República como o ano do combate ao desperdício alimentar. Todos os dias são desperdiçados milhares de produtos que poderiam ser consumidos, sem que a segurança alimentar seja posta em causa. A GoodAfter.com ajuda a combater esse desperdício”.

Com sede no Porto, o supermercado garante entregas em 24 horas para encomendas realizadas antes das 13 horas.

2 comentários

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *