Data Center Estudos&Estatísticas Homepage Newsletter

Uma em cada sete famílias portuguesas é monoparental

Por a 11 de Maio de 2016 as 14:08

consumoUma em cada sete famílias portuguesas é monoparental, ou seja, constituída por um pai ou uma mãe e o respetivo filho ou filhos, segundo dados do último Censo do INE.

Segundo o INE, no Recenseamento de 2011, residem em Portugal 4 043 726 famílias. Este número é significativamente superior ao observado 30 anos antes, em 1981, quando se contabilizavam no país 2 924 443 famílias, menos 44% do que as agora recenseadas, revela a Marktest.

Os valores dos últimos recenseamentos evidenciam também que, ao mesmo tempo que o número de famílias aumenta no nosso país, também diminuiu a sua dimensão média. Em 1981 cada família era constituída, em média, por 3,4 pessoas e em 2011 por 2,6. Entre as famílias clássicas, 74% têm um núcleo, 23% são compostas por pessoas sozinhas ou pessoas aparentadas/não aparentadas e 3% são compostas por mais do que um núcleo familiar, revela a empresa especialista em estudos de mercado.

Os dados revelam ainda que 51% das famílias mononucleares (com um núcleo apenas) são constituídas por casais com filhos, 35% por casais sem filhos e 14% são famílias monoparentais. Entre estas famílias monoparentais, 87% são compostas por mães e um ou mais filhos.

“Entre os concelhos do País onde estas famílias têm um maior peso, encontramos Porto Moniz, onde 21.2% das famílias mononucleares são famílias monoparentais, assim como Porto, Lisboa, Funchal e Amadora”.

Pelo contrário, nos concelhos Freixo Espada à Cinta, Vila Velha de Ródão, Pampilhosa da Serra, Sousel ou Aguiar da Beira, o peso destas famílias é o mais baixo do País.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *