Distribuição FMCG Homepage Marcas Newsletter

Bimbo compra negócio de pão de forma da Panrico e vende à Adam Foods

Por a 26 de Abril de 2016 as 16:11

panrico.jpgDepois de anunciar a compra da Panrico, excluindo o negócio de pão de forma, o grupo Bimbo vai agora comprar os ativos da empresa espanhola na totalidade, prevendo vender a divisão de pão à Adam Foods. A compra inclui a unidade de produção de Gulpilhares, uma das duas fábricas da produtora no País.

O grupo Bimbo, operador mexicano na área da panificação, comprou no último ano a empresa espanhola Panrico. Por já ser líder no mercado na categoria de pão de forma, a Comissão de Mercados e da Concorrência de Espanha (CNMC) não aprovou a compra desta parte do negócio e a fusão, que totalizou os 190 milhões de euros, restringiu-se apenas às marcas ligadas à pastelaria, como Bollycao e Donuts, segundo o Expansión.

Agora, o plano da operação alterou-se. A Bimbo anunciou em comunicado que nesta nova estrutura do processo de compra, “a empresa vai adquirir 100% das ações da Panrico, incluindo o pão de forma da marca, não contemplado na transação inicial”.

Depois de “vários meses de negociações”, o grupo mexicano chegou a um acordo com a Adam Foods, “líder no mercado de bolachas em Espanha” para venda das marcas de pão da produtora espanhola, assim como “outros ativos para pão e derivados do mesmo, em Portugal, Espanha e Andorra”. Estes vão ser vendidos “simultaneamente”, assim como a unidade de produção de Gulpilhares (Portugal) e de Teror (Canárias), à empresa ligada à indústria alimentar, dona de marcas como Filipinos, Cuétara, Artiach e Chiquilín.

A fábrica em Portugal vai produzir pão de forma para “os supermercados de toda a Península Ibérica”, diz a publicação espanhola. No entanto, a operação está ainda sujeita da aprovação da CNMC, quer para a compra da totalidade da Panrico quer para a venda posterior.

Além de liderar o mercado das bolachas em Espanha, a Adam Foods, dirigida por Fabrice Ducceschi, é “líder na categoria de patés” com a marca La Piara. No último ano, a empresa faturou “340 milhões de euros”.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *