Análise Data Center Distribuição Homepage Newsletter

4ª conferência Fórum do Consumo: “O consumo não tem sexo” foi conclusão

Por a 10 de Março de 2016 as 12:51

forum do consumoA 4ª Conferência promovida pelo Fórum do Consumo aconteceu no ISCTE, do Instituto Universitário de Lisboa, no passado dia 8 de março. Realizado na mesma data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o debate teve como objetivo “perceber se o consumo tem sexo”.

O Fórum dedicado ao estudo dos fenómenos das relações comerciais e de consumo contou na sua quarta conferência com vários retalhistas representados a fim de se perceber quais as diferenças no consumo entre homens e mulheres. José António Rousseau, Presidente do Fórum do Consumo, explica no evento que “vivemos numa sociedade de consumo e o sexo feminino é visto como o mais consumista”.

Pedro Camarinha e Diogo Pereira, do Observatório Cetelem, deram conta que “a mulher tem a primazia do consumo no setor automóvel”, com a aresentação de um estudo realizado em 2015. Também António Gomes, da consultora Gfk, apresentou um estudo realizado a 1 200 portugueses que revelou que “os instintos têm influência nos hábitos de consumo”. O responsável caraterizou o consumidor masculino como “caçador” e o feminino como “coletor”.

Marta Santos, da consultora Kantar Worldpanel descreveu as “diferenças entre os shoppers homem e mulher e as diferenças de target”, concluindo que “é importante entender o que os targets têm por trás”.

O evento encerrou com um debate entre João Catalão e Ana Pequim, co-fundadores do Instituto de Negociação e Vendas (INV), Carlos Liz, diretor da Ipsos-APEME, Manuel Paula, diretor de Marketing do El Corte Inglés, Francisca Távora, responsável da Comunicação e RP (Relações Públicas) de O Boticário e Lurdes Silva, fundadora do projeto Bioco Tradition. Os participantes abordaram “questões históricas, de complementaridade, racionalidade, género, fatores económicos, marketing e até redes sociais”.

“O consumo é o grande palco para todas as questões sociais”, denota Carlos Liz perante as diversas questões levantadas. O presidente do Fórum do Consumo concluiu que “o consumo não tem sexo” e que “estamos a voltar às nossas origens enquanto seres humanos: não somos 100% homens nem 100% mulheres”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *