Consumo FMCG Homepage Newsletter

Sociedade Ponto Verde promove a economia circular

Por a 2 de Fevereiro de 2016 as 17:58

Luis Veiga Martins, Diretor Geral da Sociedade Ponto VerdeTêm início hoje as candidaturas ao “Ponto Verde Open Innovation”, uma iniciativa promovida pela Sociedade Ponto Verde e que se propõe a apoiar projetos de Investigação & Desenvolvimento (I&D), modelos e projetos de negócio impulsionadores e dinamizadores da economia circular.

Esta iniciativa conta com apoio institucional do Ministério do Ambiente e será operacionalizado com o apoio de um conjunto de parceiros de diversas áreas, nomeadamente investigadores, investidores, associações setoriais, empresas e universidades, que poderão proporcionar diversos tipos de apoio, nomeadamente “mentoring”, incubação de empresas e financiamento.

O “Ponto Verde Open Innovation” será um importante impulsionador do empreendedorismo nacional, da inovação e da investigação, ou seja, do setor económico, “com impacto positivo também a nível social, na criação de empregos e no estímulo à formação. Por outro lado, acreditamos que contribuirá também para a redução dos impactos a nível ambiental, ao apoiar projetos de negócio impulsionadores da economia circular, por oposição a uma sociedade caraterizada pelo desperdício”, sublinhou Luís Veiga Martins, diretor geral da Sociedade Ponto Verde, no evento “Acelerar rumo à economia circular”.

Na Europa, estima-se que atualmente mais de quatro milhões de pessoas trabalhem no setor das eco-indústrias. O mercado das tecnologias “verdes”, por sua vez, está avaliado em um trilião de euros e espera-se que duplique em cinco anos.

De acordo com o estudo “Contributos da Gestão de Resíduos Urbanos para o Desenvolvimento Socioeconómico e Ambiental de Portugal”, da autoria da consultora ambiental 3Drivers e do Instituto Superior Técnico, as atividades de gestão de resíduos urbanos têm um impacte económico direto de 357 milhões de euros, permitindo também a criação de mais de 15.000 postos de trabalho diretos e indiretos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *