Distribuição Homepage Newsletter

Primeiro hipermercado em Portugal comemora 30 anos

Por a 10 de Dezembro de 2015 as 18:27

Continente_mercado saboresNo dia 10 de dezembro de 1985, nasceu o primeiro hipermercado em Portugal pela mão da Sonae. O Continente de Matosinhos comemora 30 anos.

Com um investimento de um milhão de ‘contos’, 330 trabalhadores e uma área de 6350 metros quadrados, a abertura do Continente de Matosinhos deu início a uma nova era no retalho nacional.

A loja, que no primeiro dia fechou à meia-noite com as prateleiras vazias, recebia cerca de cinco mil visitas diárias e muitas excursões.

Hoje, a mesma loja conta com cerca de 435 colaboradores, e foi remodelada com base no conceito de hiper do futuro, uma das apostas mais recentes do Continente, que propõe acrescentar valor económico e emocional à experiência de compra.

Ao longo de três décadas, o Continente foi pioneiro no desenvolvimento de vários serviços e produtos, como o lançamento dos produtos de Marca Própria em 1992, da primeira loja alimentar online no País em 2001 e do Cartão Continente em 2007.

Atualmente existem 219 lojas Continente em Portugal continental e ilhas.

Nota: Quando abriu o hipermercado de Matosinhos em 1985 já existia um Pão de Açucar em Cascais, Lisboa. Diz-se, no entanto, que o Continente foi o primeiro em Portugal por ter adotado o conceito francês de loja ‘hiper’, na altura o mais moderno. Aliás, a Sonae contou com o apoio do grupo Promodès, original de França onde nasceu o hipermercado, para que a loja respeitasse todas as regras de um formato internacional.

 

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *