Os principais fatores que influenciam a escolha de uma loja
Quais os principais fatores que influenciam a escolha de uma loja?
A consultora Nielsen analisa há vários anos os motivos que levam os consumidores a escolher determinado ponto de venda em detrimento de outro, no estudo “Shopper Trends”.
Há três fatores que dominam o pódio há vários anos: usufruir de uma boa experiência de compra, ter na loja tudo que precisamos e conseguir a melhor relação qualidade|preço. “Se estas três motivações não mudam há anos é porque são elementos fundamentais para os consumidores”, sublinha Paula Barbosa, Retailer Services Director da Nielsen, por ocasião do Fórum 30 anos da Distribuição Moderna em Portugal – Que futuro?, que teve lugar ontem na Alimentaria&Horexpo Lisboa, na Feira Internacional de Lisboa.
“O canal tradicional em Portugal está a crescer porque têm vindo a apostar nestas três” exigências dos consumidores, sublinha Paula Barbosa.
Reputação também influência decisão
Também a responsabilidade social é essencial para a reputação de uma empresa e acaba por ter influência na decisão dos consumidores. “Um dos fatores essenciais na reputação de uma empresa é a responsabilidade social”.
Um estudo feito pela consultora junto de 1300 marcas revela que as marcas sustentáveis crescem atualmente 4% mais do que as marcas que não apostam nesta variável. A pesquisa indica ainda que em Portugal mais de metade dos consumidores (58%) está disposto a pagar mais por uma causa sustentável. A média mundial está nos 66%.