Consumo FMCG Homepage Newsletter

23% dos portugueses perde poder de compra este ano

Por a 9 de Novembro de 2015 as 15:57

Um total de 23% dos portugueses afirma ter perdido poder de compra este ano, mas a grande maioria (71%) considera que este se manteve igual ao de 2014. consumoUma pequena percentagem de portugueses (2%) diz ter visto o seu poder de compra aumentar. Estas são algumas das conclusões do mais recente estudo do Observador Cetelem que analisou o estado do consumo em Portugal e as intenções de compra para o natal.

Em relação ao futuro, os portugueses mostram-se  mais confiantes. No ano passado, apenas 0,8% dos inquiridos acreditavam que o seu poder de compra iria aumentar, percentagem que chega nesta edição do estudo aos 4%.

A percentagem de consumidores pessimistas, por sua vez, tem vindo a diminuir (58% em 2013; 29% em 2014 e 20% atualmente). No entanto, a maioria dos portugueses (67%) acredita que o seu poder de compra manter-se-á em 2016.

Tal como nos anos anteriores, são os consumidores mais velhos, entre os 55 e os 65 anos, quem mais se queixa de ter perdido poder de compra. São também os mais pessimistas em relação ao futuro: 30% perspetiva perder poder de compra em 2016.

Uma análise geográfica revela que é na região norte que os consumidores mais manifestam ter perdido poder de compra.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *