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As seis vantagens das empresas de distribuição tradicionais

Por a 27 de Outubro de 2015 as 13:34

ponto de vendaA Cognodata Consulting identificou seis vantagens competitivas das empresas de distribuição alimentar tradicionais em relação às cadeias que já nasceram na Internet, como a Amazon, por exemplo.

– As grandes cadeias de retalho estão a colocar a tónica na venda de produtos frescos através do comércio online, para fazer frente às novas cadeias nativas da internet, como a Amazon Fresh, que não comercializam frescos. A venda de produtos frescos e perecíveis representa para estas cadeias mais de 30% do total e, por outro lado, é uma categoria que traz muitos consumidores às lojas.

– Uma das principais vantagens competitivas das grandes cadeias de distribuição alimentar é o seu conhecimento adquirido sobre os hábitos de consumo dos clientes. Estas empresas têm vindo a desenvolver serviços para facilitar a compra, como as aplicações móveis que permitem fazer a lista de compra com base nas preferências de cada cliente.

–  Por que o negócio destas novas cadeias é exclusivamente online, não dispõem de lojas físicas para oferecer uma verdadeira experiência ‘omnichannel’ aos consumidores.

–   As cadeias de distribuição tradicionais também têm vindo a diversificar o negocio online. Além de produtos alimentares, procuram ter na oferta produtos relacionados com a tecnologia, o lar e o descanso, entre outros.

–    A promoção do comércio eletrónico é diferente da promoção tradicional. Neste sentido, as cadeias tradicionais estão a desenhar campanhas de publicidade específicas em páginas web e nas redes sociais.

–    Na compra online de alimentos, muitas vezes os clientes desistem por não quererem pagar as taxas de envio, se a compra não atinge determinado valor. No caso da Amazon Fresh, por exemplo, os gastos de envio são excluídos para clientes premium.

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