Angola é o terceiro país africano mais atrativo para cadeias de retalho internacionais
Angola é o terceiro país africano mais atrativo para grandes cadeias internacionais de retalho, segundo o estudo “African Retail Development Index”, elaborado pela consultora norte-americana A. T. Kearney. Moçambique surge em 15º lugar na lista.
O “rápido” desenvolvimento da economia, assim como o “franco” crescimento do imobiliário, observados em Angola, fazem do país o terceiro mais atractivo para as cadeias internacionais de retalho, revela o estudo, citado pelo Jornal de Angola. Por outro lado, o país mostra uma “classe média ainda muito reduzida, com um montante para consumo muito contraído”.
A análise apresentada em Nova Iorque baseou-se em factores como a dimensão da população urbana , eficiência a nível empresarial e risco para investidores.
Moçambique surge em 15º lugar, apresentando um retalho dominado por empresas sul-africanas, sobretudo a Shoprite, e um crescimento económico associado à atividade mineira, pelo que “não se faz sentir nos centros urbanos”. No entanto, o documento destaca o recente hipermercado que surgiu no país pela mão da empresa Number One Supermarket, que representa um investimento de dois milhões de (US) dólares na cidade de Quelimane. Está previsto a médio prazo o investimento de capital chinês na província moçambicana de Zambézia.
Entre as grandes cadeias internacionais em expansão no continente africano está, por exemplo, a Wallmart.