Vendas online de alimentos aceleram 28% em 2014
As vendas globais de alimentos através da Internet aceleraram 28% em 2014 face ao ano anterior, mas o consumidor ainda se mostra muito desconfiado na hora de comprar alimentos, sobretudo frescos, nas lojas virtuais.
Em Portugal, 0,9% dos produtos de grande consumo (excluindo produtos frescos) foram comprados online, em 2013, de acordo com um estudo da Kantar Worldpanel.
Em Espanha, por sua vez, apenas 1,2% dos consumidores compra alimentos via internet e na Alemanha a alimentação representa 5% das compras online.
Apesar das barreiras à compra de alimentos via Internet, as cestas online são três vezes maiores do que as físicas. Por exemplo, em Espanha, o ticket médio digital é de 70 euros contra 30 euros despendidos em média nas lojas físicas.
“O nosso ticket médio de compra online é quase cinco vezes superior ao da loja física”, confirma Diego Sebastián de Erice, dos Supermercados DIA em Espanha, citado na infoRetail.
50% dos compradores tem entre 20 e 35 anos
Para seduzir os consumidores, os retalhistas com operação online estão a investir na melhoria da usabilidade das redes web, a definir estratégias de superação do medo por parte dos consumidores em adquirir frescos, assim como a aumentar as facilidades e serviços disponibilizados aos consumidores para tornar a experiência de compra mais agradável e fidelizar os shoppers.
Analisar a idade dos consumidores online pode ser uma boa estratégia. Mais de 50% dos compradores de alimentos online tem entre 20 e 35 anos e 30% tem entre 36 e 55 anos.