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Vendas do grupo Ikea ascendem aos €31,9 mil milhões no último ano fiscal

Por a 11 de Setembro de 2015 as 12:35

PhotoRepro:1 Adam B Photorepro: 2 Adam BO grupo Ikea obteve vendas de 31,9 mil milhões de euros no ano fiscal de 2015. Os resultados espelham um crescimento de 8,9% em relação ao ano anterior.

A marca sueca de mobiliário e decoração cresceu perto dos 9%, com o ajuste cambial, no seu último ano fiscal. As vendas em loja cresceram 5,1% e as totais, convertidas em euros, alavancaram 11,2%.

A evolução decorre sobretudo das vendas em lojas comparáveis e nas novas lojas, que combinam soluções digitais ao serviço prestado nos espaços. Durante este período, a insígnia abriu 13 novas lojas e três novos ‘pick-up points’ em Espanha, Noruega e Finlândia.

O grupo dá conta que, apesar da China continuar na posição de mercado com o crescimento mais acelerado, seguida pela Rússia, as vendas na Alemanha atingiram o recorde. Entre os mercados onde está presente, a retalhista sublinha também o “bom desempenho” na Amércia do Norte, assim como na Europa do sul. Aponta ainda para “alguns mercados que operam sob circunstâncias económicas mais desafiantes”, que contrariam os resultados positivos na generalidade dos países.

“Vemos muitas oportunidades para continuar a crescer através das nossas lojas, e encontrar formas mais emocionantes de satisfazer os nossos clientes num ambiente multicanal – uma jornada que estamos agora a começar”, denota Peter Agnefjäll, presidente e CEO do grupo Ikea.

No que diz respeito ao sentido ambiental, o grupo e a Ikea Foundation anunciaram o investimento de mil milhões de euros para acelerar a mudança para uma economia com baixas emissões de carbono e para apoiar comunidades em maior risco pelas alterações climáticas.

O Relatório Anual que descreve detalhadamente o desempenho da empresa durante o ano, assim como o Relatório de Sustentabilidade, serão publicados em dezembro de 2015.

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