Distribuição Homepage Newsletter

O que disse Luís Reis (Sonae) no Congresso Mundial de Retalho

Por a 10 de Setembro de 2015 as 13:11

luis_reis_apedA Sonae apresentou ontem a sua visão sobre o processo de transformação em curso no setor do retalho, no World Retail Congress, conferência anual dedicada ao setor que este ano está a decorrer em Roma, Itália.

Luís Filipe Reis, Chief Corporate Center Officer da Sonae, participou no painel “The transformation of retail Giants”, que também contou com a participação de Andy Clarke, CEO da Asda Walmart, Robin Philips, administrador de omnicanal e desenvolvimento da Boots UK, e Kulin Lalbhai, administrador executivo do Grupo Arvind Retail.

“O setor do retalho está a viver uma transformação profunda, fruto da crescente vontade dos consumidores de beneficiarem de uma experiência de compra distintiva e de quererem ser servidos sem limitações temporais e com a máxima comodidade. Para responder a estes desafios os retalhistas estão a antecipar as necessidades dos clientes através de ferramentas de gestão, a implementar estratégias omnicanal, a diversificar os seus modelos de negócio e a apostar na inovação como fator de criação de vantagens competitivas”, afirmou Luís Filipe Reis.

Inovação portuguesa

A Sonae está entre as empresas que mais investem em investigação, desenvolvimento e inovação, garantiu o responsável perante a plateia internacional de profissionais ligados ao setor do retalho. “No último ano, o investimento atingiu os 96 milhões de euros. Desde 2005 que a Sonae tem maiores taxas de crescimento do investimento em investigação e desenvolvimento do que a média das 1.000 empresas mais inovadoras do mundo, o que lhe permitiu a criação de marcas e produtos distintivos que ajudaram a consolidar a sua posição de liderança no retalho em Portugal e a internacionalizar as suas marcas, que hoje estão presentes em mais de 60 países”.

“Na Sonae, a inovação é uma prioridade e está presente desde o início e durante todo o processo de desenvolvimento dos negócios. Temos inclusive uma equipa dedicada responsável pelo fomento da inovação, facilitando a criação de valor através da geração e teste de novas ideias e soluções.”

A Sonae conta atualmente com uma rede de inovação internacional, que envolve mais de 70 instituições em 17 países, assim como desenvolveu equipas internas dedicadas.

Um dos ‘case studies’ apresentados versou sobre o Cartão Continente, hoje com uma taxa de penetração de 75% nos lares portugueses e presente em cerca de 90% das compras realizadas nas suas lojas.

A Sonae está ainda a implementar as suas estratégias omnicanal, que se traduzem em investimentos nas lojas online e nas operações logísticas, para servir os clientes a qualquer hora e em qualquer lugar. A Sonae tem procurado também reforçar o seu conhecimento e competências em novas áreas, tendo investido, por exemplo, na Movvo, empresa que desenvolve soluções para análise de fluxos dentro de lojas e centros comerciais.

O World Retail Congress foi fundado em 2007 e reúne mais de 1.000 executivos da área de retalho oriundos de cerca de 60 países.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *