Hipermercados do El Corte Inglés caem 8,5% em vendas para os €1 570 milhões
O grupo El Corte Inglés atingiu os 14 592 milhões de euros em volume de negócio no seu último exercício fiscal, que terminou em fevereiro. O resultado remete para um crescimento de 2,6% em termos homólogos, depois de ter caído nos três períodos anteriores.
O resultado líquido do El corte Ingles reduziu 32,3% no último ano, para os 118,08 melhões de euros. Segundo a Inforetail, a quebra deve-se à venda de 51% da Financiera El Corte Inglés, empresa gestora do cartão de compras da retalhista, e aos custos da reorganização financeira ao longo do ano.
Dimas Gimeno, presidente do El Corte Inglés, explica que o grupo “baixou os custos financeiros em 30%”.
Por outro lado, o resultado operacional do grupo recuperou 58,8%, ascendendo aos 295 milhões de euros. Por áreas de negócio, os grandes armazéns, classificados como ‘department stores’, mantêm-se como a principal atividade do grupo, representando 60% do total do negócio.
Esta área conquistou uma cifra de 8 768 milhões de euros no último exercício fiscal, um aumento de 3,6% em termos homólogos. O formato de hipermercado caiu 8,5%, com 1 570 milhões de euros em vendas, e o de supermercado sofreu um decréscimo de 4%, totalizando os 591 milhões de euros.
A informação foi anunciada depois da Assembleia Geral de Accionistas, na qual foram revistos os estatutos da direção da empresa, como havia anunciado no início do mês de agosto.