Distribuição Homepage Newsletter

Minipreço, Optivisão e Intermarché. Os líderes do franchising em Portugal

Por a 25 de Agosto de 2015 as 11:11

rankingfranchisingptO volume de negócio das redes de franchising com operação em Portugal alcançou os 4,6 mil milhões de euros, o que representa 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do País, segundo o 20.º censo de franchising, promovido pelo Instituto de Informação em Franchising (IIF), citado no oje.

Minipreço (634 unidades), Optivisão (254) e Intermarché (232) – ver imagem – lideram este mercado que está “resistir ao débil contexto económico” que afeta o País. O comércio foi o segmento que mais cresceu no ano passado e é o que têm o maior peso, seguido dos serviços e da restauração/hotelaria.

O franchising em Portugal é liderado por marcas portuguesas (63,4%), uma percentagem que se tem mantido constante nos últimos anos, seguido das marcas espanholas (13%).

O setor do franchising já criou 63.670 postos de trabalho, o equivalente a 1,4% do emprego em 2014, segundo a mesma fonte.

Há novas marcas e novas áreas de negócio a animar o setor. Em 2014, foram integrados 41 novos conceitos de negócio, a maioria com origem em Portugal.

A tendência de crescimento do franchising em Portugal deverá manter-se nos próximos anos, acredita Carlos Santos, manager do IIF. Porto, Lisboa e Coimbra são as zonas prioritárias para a expansão das marcas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *