Distribuição Homepage Newsletter

Os fatores que influenciam a compra de medicamentos sem receita médica

Por a 19 de Agosto de 2015 as 11:22

 mnsrmNo momento de decisão de compra de um fármaco de venda livre, os portugueses valorizam, em primeira instância, a origem do produtor, dando primazia aos reconhecidos laboratórios nacionais.

Esta é uma das conclusões de um estudo realizado pelo IPAM – The Marketing School, coordenado por Sónia Cântara, com o objetivo de perceber de que modo a embalagem influencia a decisão de compra dos medicamentos não sujeitos a receita médica.

Leia também Venda livre representa 6% do mercado nacional de medicamentos

A tendência crescente para a disponibilização de medicamentos isentos de prescrição fora das farmácias, nomeadamente em parafarmácias e em grande superfícies comerciais, obriga cada vez mais o consumidor a tomar uma decisão por si próprio, uma vez que, mesmo quando existem funcionários disponíveis nestes espaços, estes não têm por norma formação específica na área para poderem aconselhar devidamente os clientes, esclarece o estudo.

Depois da origem, a cor!

mnsrmO principal fator de ponderação – origem do laboratório – reflete o facto de a compra de medicamentos ser encarada como uma decisão de risco, uma vez que se relaciona, por um lado, com a questão da confiança e segurança (produtor conhecido) e, por outro, demonstra o empenho em contribuir para a economia nacional (produtor nacional).

Através dos resultados do ranking, “é notório que as marcas mais conhecidas estão associadas à perceção de um grau superior de segurança do produto”.

A análise revela ainda que, depois do produtor (37,2%), a cor da embalagem (pela respetiva ordem: azul, amarelo, verde e vermelho) é a caraterística que mais influencia a compra dos analgésicos (30,2%), seguindo-se a forma (22,2%) – a horizontal surge em primeiro lugar, seguida da vertical e da quadrada – e a tipografia (10,3%), sendo que o estilo “moderno” é o preferido, seguido do estilo “conservador” e “neutro”.

mentaMentol é o sabor preferido

O mesmo estudo avaliou ainda os fatores de decisão na compra de medicamentos para as dores de garganta. Neste caso, os portugueses dão primazia ao sabor (46,6%), seguido da cor (19,2%), produtor (17,8%), forma (8,8%) e tipografia (7,6%).

Mentol é o paladar preferido, seguindo-se a combinação mel e limão, hortelã e, por último, neutro. Quanto à cor, o destaque vai para o verde e relativamente ao produtor a ordem de escolha permanece igual à apresentada nos analgésicos (produtor conhecido nacional, seguido do produtor conhecido estrangeiro, produtor desconhecido nacional e produtor desconhecido estrangeiro).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *