Destaque Distribuição Homepage Newsletter

By-PT à descoberta do talento português

Por a 13 de Agosto de 2015 as 18:02
IMG_7599

Paula Resende, co-fundadora da By-PT

O projeto nasceu em Outubro de 2014 mas a loja online By-PT só está aberta ao público desde final de fevereiro de 2015, com produtos exclusivamente criados por portugueses, promovendo sobretudo o ‘design’ de qualidade produzido em terras lusas. 

Criada pelas empresárias Eliana Almeida, Paula Resende e Rosa Cantante, a By-PT é a “primeira loja online dedicada à produção, criatividade e ‘design’ nacional”. Na plataforma encontram-se à venda todo o tipo de produtos, que abarcam desde os segmentos homem, mulher, beleza, casa, mobiliário até papelaria, passando pelo canal alimentar, onde se destacam vinhos, compotas e conservas.

Depois de darem conta que muitas marcas internacionais de qualidade são produzidas em Portugal, no mesmo espaço e com o mesmo material que muitos produtos portugueses, as três empreendedoras decidiram apresentar a ideia de uma loja online, para promover o que de melhor é produzido no País, junto de grandes marcas nacionais, como a Vista Alegre ou a Luís Onofre. Qual não foi o espanto das empresárias quando as empresas contactadas, “estruturadas e estáveis no mercado”, saltaram imediatamente para o barco. Concluíram então que, se um espaço digital com produtos portugueses interessa a grandes fabricantes, para os produtores menos reconhecidos torna-se uma mais-valia com maior peso e resolveram investir 30 mil euros no espaço de comércio eletrónico. O canal By-PT está ativo desde fevereiro passado, contando com “aproximadamente 50 fornecedores”.

Desenvolvimento do ‘design’ nacional

A seleção dos produtores que integram o portefólio do canal digital é feita com base na qualidade, modo de produção e ‘design’ diferenciador. “Não pode ser um produto que se encontre no supermercado, tem que ser um que se distinga dos outros de alguma forma”.

IMG_7586Paula Resende, engenheira mecânica e uma das co-fundadoras do projeto, em entrevista ao HIPERSUPER, conta como sua ligação a este projeto nasceu entre visitas a fábricas. “Temos muitas marcas que não reconhecemos como sendo portuguesas. Sempre estive ligada à indústria metalomecânica, e de fábrica em fábrica percebi que produzimos coisas fantásticas e que ninguém conhecia. No caso dos sapatos então é uma coisa impressionante a quantidade de marcas de grande qualidade que existem sem muita visibilidade. Algumas são muito mais reconhecidas lá fora do que em Portugal, nem há comparação, mas apenas em alguns países, pontualmente. De uma forma geral, o mercado não conhece”.

Entre visitas às fábricas surge a ideia de promover os produtos portugueses, sobretudo a qualidade dos profissionais. “Temos imensos ‘designers’, por exemplo, que fazem coisas extraordinárias e depois esses produtos ficam ali muito pelo mercado caseiro, não têm reconhecimento nem fora nem no próprio País. Os consumidores não sabem que são desenhadas e produzidas em Portugal, com imenso valor. Passamos a vida a olhar para as grandes superfícies, marcas e grupos internacionais e esquecemo-nos da qualidade dos nossos produtos”.

Impressionada, a fundadora da By-PT viu que a oferta de lojas online portuguesas existentes naquele momento não espelhavam o desenvolvimento em termos de ‘design’ que o seu País revela. “As lojas online são muito voltadas para os ‘gifts’, são plataformas de ‘souvenirs’. Vendem sobretudo recordações de Portugal e andam muito à volta disso. Queríamos mostrar algo diferente, a qualidade de produção e do ‘design’ original”.

Cutelaria portuguesa destaca-se

Passam apenas alguns meses desde o lançamento da plataforma e a fundadora observa, ainda sem resultados concretos, que as vendas correm “bastante bem”, destacando o “forte posicionamento” da cutelaria.

Entretanto acrescentaram mais uma categoria de produtos ao portefólio, para equipamentos desportivos. “A secção ‘style on the go’ tem a ver com o movimento, na qual se vende pranchas, bicicletas, capacetes, entre outros”.

Marca própria não está prevista, apesar de alguns produtores decidirem, por iniciativa própria, confeccionar artigos para venderem exclusivamente na By-PT. “Temos à venda uma prancha de surf em exclusivo, de um fabricante nacional que está entre os dez melhores do mundo”.

Itália, Holanda, Londres e Noruega são os países de onde mais recebem encomendas. A distribuição é feita a partir da transportadora TNT, sendo que os consumidores, além do produto, recebem um “mimo” especial. “Os produtos vêm todos para o nosso escritório, no Porto, onde garantimos que o produto vai bem acondicionado e colocamos normalmente um ‘gift’ ou fazemos um ponto personalizado, para diferenciar”, explica Paula Resende.

A equipa By-PT é, para já, composta apenas pelas co-fundadoras. Responsáveis por garantir que decorre tudo corretamente entre a encomenda e a entrega, as três garantem que este processo demore três dias.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *