Distribuição Homepage Newsletter

“É preciso reforçar a concorrência no setor da grande distribuição”, diz relatório da Concorrência em França

Por a 20 de Julho de 2015 as 12:00

Pedro Pimentel, director-geral da CentromarcaAs alianças de compra entre distribuidores são prejudiciais para os fornecedores e os consumidores, conclui um relatório da Autoridade da Concorrência em França que fez um estudo sobre este tema a pedido do Governo de Paris e da Comissão de Assuntos Económicos do Estado.

Pedro Pimentel, diretor geral da Centromarca, associação que reúne os interesses dos produtos de marca em Portugal , explica, em artigo de opinião publicado na Vida Económica, a principal conclusão do relatório.

O documento considera que as alianças entre centrais de compras de diferentes distribuidores “apresentam riscos concorrenciais para fornecedores e consumidores”. Para os fornecedores estas alianças “podem promover uma limitação da oferta, uma redução da qualidade e um desincentivo ao investimento, podendo provocar também a exclusão de determinados fornecedores”.

No caso dos consumidores o risco está na “troca de informação entre distribuidores que tenderão a limitar a concorrência entre insígnias e a simetria de compra poderá favorecer uma colusão do mercado retalhista”, escreve Pimentel.

É preciso reforçar a concorrência no setor da distribuição, diz o relatório, vigiar de perto “a forma como são escolhidos os fornecedores” afetados por estas alianças. E sugere a “instauração de uma obrigação legal de informação prévia sobre acordos deste tipo”. Como explica Pedro Pimentel, por excluírem a estrutura comercial da negociação, estes acordos não carecem de notificação às autoridades competentes.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *