Como não cometer erros na adaptação do negócio ao mobile?
“O cliente percorre diferentes canais para ter uma experiência ótima”, defende João Cabecinhas, diretor PT Inovação, por ocasião de um dos debates que o Hipersuper organizou para discutir o futuro do retalho alimentar.
O canal online é “cada vez mais uma parte de um processo da experiência de compra que integra outros elementos e não um canal autónomo”.
O responsável considera ainda que “há alguns erros tecnológicos na adaptação aos formatos, inúmeros no mobile, porque tem desde logo três sistemas operativos dominantes, múltiplas versões e também diversos formatos de ecrãs que tornam difícil do ponto de vista tecnológico. Julgo que um erro, que não tem a ver com tecnologia, é tentar trazer para a experiência digital, online e mobile, exatamente aquilo que se tinha numa loja física. Mas isso é algo que estamos a ultrapassar, já se percebeu que não é isso que se quer, é um canal diferente, a expetativa é diferente e tem que ter outro tipo de respostas”.
No início, “quando se falava de canais online quase se procurava uma realidade virtual” mas, agora, “para criar um canal mobile é preciso ter em conta os atributos e vantagens desse canal e não tentar replicar a loja física”, remata.