Análise Data Center Newsletter

Plantas portuguesas dão origem a infusões de qualidade premium

Por a 17 de Junho de 2015 as 11:44

catolica portoA Escola Superior de Biotecnologia da Católica Porto, o Cantinho das Aromáticas, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a SenseTest apresentam, hoje, 17 de junho, os resultados do “Infusão Premium”.

Trata-se de um projeto que tem como objetivo criar, pela primeira vez, lotes de plantas premium, onde a qualidade de excelência seja cientificamente validada quanto às propriedades funcionais, sensoriais e, também, do ponto de vista da aceitação pelo consumidor e, durante o qual foram estudados diferentes fatores para alcançar o lote “perfeito”.

Tendo em conta as quatro plantas portuguesas selecionadas − limonete (Aloysia triphylla), hortelã-pimenta (Mentha x piperita), erva príncipe (Cymbopogon citratus) e tomilho limão (Thymus x citriodorus) – foram testados lotes colhidos em diferentes alturas do ano, diferenciando-se a parte da planta (pontas versus segundo terço) e o método de colheita, com o intuito de se perceber qual o lote que, aliado à melhor preparação, permitisse a obtenção de infusões de excelência.

“Foi possível demonstrar o valor antioxidante, a riqueza e diferenciação dos compostos fenólicos, a intensidade e distinção dos aromas e caraterísticas sensoriais. Recorrendo à perceção do consumidor, foi possível, ainda, selecionar as melhores condições de corte, a zona da planta e a época de colheita que maximizam a riqueza única e diferenciada de cada infusão para criação e disponibilização de lotes premium“.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *