Promoções “retiram valor” a retalhistas e fabricantes
Presentes em mais de metade (51%) dos actos de compras dos lares nacionais, as promoções são uma adição para os consumidores.
Analisando o mercado dos bens de grande consumo (sem frescos), a consultora Kantar Worldpanel conclui que “este fenómeno tem obviamente um custo para o mercado e para todos os operadores” do FMCG -Fast-moving consumer goods- retalhistas e fabricantes.
A Kantar Worldpanel estima que o mercado perdeu cerca de 5% de todo o valor, só pelo factor promoções, sem ser compensado pelo aumento do volume. “Pelo contrário, o comportamento de compra do shopper está fazer cair o volume comprado”.
Ajustar melhor as promoções, reduzindo o custo e/ou melhorando o seu retorno, é o conselho da consultora para este ano.
1) MEÇA O INCREMENTO REAL DA PROMOÇÃO. OU SEJA, QUAL É O REAL VOLUME ROUBADO À CONCORRÊNCIA OU QUAL É A REAL EXPANSÃO DA CATEGORIA.
2) AJUSTE AS PROMOÇÕES AO QUE FAZ E QUANDO FAZ MAIS SENTIDO.
3) FAZER UM TRABALHO DE CARIZ “WIN-WIN” ENTRE RETALHISTA/FABRICANTE, PARA GERAR MAIS VALOR, COM INSTRUMENTOS PRÓPRIOS A ESSE OBJETIVO.