Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Portugal regista o maior crescimento europeu no retalho em Janeiro

Por a 4 de Março de 2015 as 16:58

As estatísticas do Eurostat demonstram que o comércio a retalho em Portugal cresceu 6,8% em volume, no primeiro mês deste ano, em relação a Dezembro de 2014.

Em Janeiro de 2015, o volume do retalho na zona euro cresceu 1,1%, e no total 28 países 0,8%, em relação ao mês anterior, quando o crescimento foi de 0,4% para ambas as zonas.

Os dados revelam um crescimento de 3,7% para o conjunto de 19 países, se considerarmos os resultados obtidos no mesmo mês de 2014, e 4% para o total dos 28 mercados.

Portugal é o maior responsável pelo crescimento europeu, com um crescimento de 6,8%, depois de ter sofrido um decréscimo de 3,2% em Dezembro do ano passado. Comparando com o mês de Janeiro de 2014, o crescimento foi de 2,5% para o País.

A Polónia foi o segundo país que mais aumentou o volume comercial no retalho, com um incremento de 3,1%, seguido da Alemanha e Eslovénia, que obtiveram resultados de respectivamente 2,9% e 2,4% superiores ao mês precedente.

Por outro lado, o Reino Unido foi o país que mais caiu, com o volume de trocas comerciais no retalho a diminuir 0,9% no primeiro mês do ano. A Lituânia regista a segunda maior queda com menos 0,5% do volume transaccionado no retalho, sendo que Bulgária e Irlanda dividem a terceira posição com um decréscimo de 0,1% em relação a Dezembro.

No periodo, a zona euro conseguiu alavancar 3,2% do comércio relativo ao sector de combustível automóvel, 1,2% do não-alimentar e o sector de “alimentos, bebida e tabaco” aumentou 1%.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *